Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

CICLONE EXTRATROPICAL PROVOCOU VENTOS INTENSOS NO LITORAL CATARINENSE

O ciclone extratropical formado ontem entre o litoral norte do RS e litoral sul catarinense, teve deslocamento para o oceano muito próximo ainda da costa sul brasileira na noite de ontem. Durante a madrugada e início da manhã de hoje, o posicionamento do ciclone no mar, determinou a presença de ventos de oeste em SC, os quais provocam nuvens no planalto e tempo seco com calor no litoral. Para explicar esse motivo veja a imagem de satélite das 7 horas da manhã de hoje.

Perceba que o ciclone (letra B) em alto mar, provoca ventos que chegam de sudeste no RS, entram de sudeste no planalto catarinense onde tomam ligeiramente a direção oeste, seguindo rumo ao litoral. Esse vento ao descer a serra acaba encontrando pressões maiores ao nível do mar, fazendo com o ar contido no vento se aqueça e seque por compressão. Por isso quem acordou cedo hoje no litoral, viu o céu com poucas nuvens e uma sensação de calor. A foto abaixo, tirada por Adriano Matias do site Terra Waves, mostra bem essa situação na Barra da Lagoa em Florianópolis.


As temperaturas máximas desta sexta-feira se deram pela manhã no litoral entre Florianópolis e litoral sul, com registro de 26,4ºC em São José e Santo Amaro da Imperatriz, 24,8ºC em Florianópolis e 23,9ºC em Urussanga.

Devido ao ar seco sobre o litoral, a umidade relativa do ar também foi registrada num turno diferente. No gráfico a seguir, pode-se notar que a umidade relativa estava em 52% as 8 horas da manhã em Araranguá no litoral sul. Repare que logo após ela sobe rapidamente e fica entre 80 e 90% durante a tarde.

Sobre o planalto, com a maior cobertura de nuvens, a umidade relativa do ar ficou mais alta e houve registro de chuva fraca no Planalto Sul.

Com um leve deslocamento do centro do ciclone extratropical para leste, os ventos começaram a entrar de sudoeste em boa parte de SC, exceto no norte onde ainda havia vento de oeste/sudoeste. Com isso, a nebulosidade aumentou também no litoral desde Florianópolis ao sul do estado, pois o vento de sudoeste neste caso provem da circulação ciclônica e assim carrega umidade do oceano para a faixa costeira. Veja isso na imagem de satélite a seguir.

Na foto abaixo, feita por uma webcam instalada na Lagoa da Conceição em Florianópolis, observamos o céu mais nublado, bem diferente do início da manhã.

Esses vento de sudoeste e por vezes sul, entraram com velocidade alta e rajadas intensas. Confira na tabela abaixo alguns valores de vento máximo hoje em algumas cidades catarinenses.


Cidade (ESTAÇÃO)Vento máximo (km/h)
Laguna (INMET)89,2
Siderópolis (CIRAM)72,3
Araranguá (INMET)68,4
São Francisco do Sul (CIRAM)64,2
Itajaí (CIRAM)61,9
São José (INMET)52,5
Florianópolis (CIRAM)51,5

Durante a tarde, foi a vez de o litoral norte registrar as temperaturas máximas do dia, em virtude de as nuvens geradas pelo ciclone ainda não influenciarem essa região. Segundo as estações do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) e INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), fez 29,4ºC em Itapoá, 26,8ºC em Massaranduba, 26,5ºC em São Francisco do Sul e 26,3ºC em Itajaí.

Nesta noite, o ciclone extratropical se deslocou um pouco mais para leste, causando agora ventos de sudeste e assim formação de nebulosidade no leste catarinense, além do planalto sul. Há registro de chuva no planalto sul, litoral sul, encosta da Serra Geral e no alto da Grande Florianópolis. Em Anitápolis por exemplo, já houve acumulado de 16,2mm esta noite, enquanto que na capital não chove.

Segundo o CIRAM, o sábado deve ser de sol em todo o estado. Pode chover fraco e isolado no litoral durante a madrugada, melhorando rapidamente pela manhã. Devido a entrada de uma massa de ar mais frio impulsionada pelo ciclone, o dia deve amanhecer com temperaturas baixas, com até 3ºC na serra. No domingo mesma situação.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, TERRA WAVES

Nenhum comentário: