Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 9 de outubro de 2010

SÁBADO COM MAR AGITADO E CHUVA ISOLADA NO LESTE CATARINENSE

Na foto acima vemos no mar da praia Mole em Florianópolis, efeitos dos fortes ventos do ciclone extratropical do dia ontem, quando rajadas superiores a 70km/h atingiram o litoral. Segundo informações de surfistas do site Terra Waves, as ondas nesta manhã apresentaram entre 2 e 3 metros de altura. O ciclone extratropical (B) ainda provoca algumas rajadas de vento de até 40km/h no início da manhã de hoje, como mostra a figura abaixo.
Como esses ventos provenientes da circulação ciclônica traziam ainda umidade para o leste catarinense, o dia ficou entre nublado e encoberto com poucas aberturas de sol no planalto sul e litoral. A imagem abaixo mostra o canal vísivel do satélite GOES-12, onde pode-se observar a nebulosidade comentada.


Com a presença dessas nuvens do tipo stratocumulus (nuvens baixas) e altostratus (nuvens médias), houve ocorrência de chuvas isoladas nas regiões citadas. As chuvas se concentraram com maior acumulado em áreas mais altas. Na serra catarinense por exemplo, o Morro da Igreja registrou 10,2mm, enquanto a cidade de Urubici não obteve nada de chuva. Outro exemplo é na Grande Florianópolis, onde a parte mais alta da região como em Anitápolis choveu 12,2mm, ao passo que na própria capital as estações meteorológicas não acumularam precipitação.

Devido ao tempo instável, a massa de ar frio que ingressou em solo catarinense não obteve seu efeito máximo na região serrana. Porém o que marcou foram as temperaturas máximas, pois a cobertura de nuvens impede um maior aquecimento. Segundo o CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) e INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura hoje não passou dos 6,1ºC no Morro da Igreja e dos 14,3ºC em Anitápolis.

Neste domingo o ciclone deve estar bem mais afastado e sua circulação não influenciará mais o estado. A nebulosidade só predominará mais no litoral devido a umidade trazida por ventos de sudeste a partir do centro de alta pressão gerador da massa de ar frio. Por falar em frio, com a volta do céu mais limpo a região serrana deve ter temperaturas mínimas mais baixas em relação ao sábado. Segundo a Climaterra, pode fazer até 0ºC no planalto sul, 4ºC na parte serrana da Grande Florianópolis, entre 6 e 7ºC no restante do planalto e de 5 a 9ºC no litoral.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE, TERRA WAVES

Nenhum comentário: