Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 26 de outubro de 2010

DEPOIS DOS TEMPORAIS COM GRANIZO, SC AMANHECE COM FRIO

Praia Mole, Florianópolis-SC - Fonte: Terra Waves
Como pode-se ver na primeira foto, o céu de Florianópolis estava carregado e tempestuoso ontem pela manhã. No momento do registro a tempestade estava indo para o mar. Esse sistema convectivo se formou no nordeste do RS, entrou em SC pelo sul e se desviou para o mar na altura da capital catarinense. Na sequência de imagens de satélite animadas abaixo, podemos ver esse caminho.


No Sul do estado houve registro de granizo, segundo o CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina). Os ventos na hora da tempestade tiveram aumento significativo de velocidade, associado ao próprio sistema. As maiores velocidades se deram em Siderópolis com 62,1km/h e Araranguá com 56,5km/h.

O motivo para a formação desse sistema convectivo foi a presença de uma frente fria em alto mar, associada um ciclone extratropical. Na figura abaixo, podemos perceber que a mudança dos ventos de noroeste para sudoeste está bem na altura de SC. O ciclone é aquela área na parte inferior da imagem onde os ventos circulam no sentido horário.
Associado a essa frente fria, tinhamos uma camada de ar frio e muito seco acima dos 3000 metros de altitude, terminando na condição para o granizo. O ar de superfície também foi estimulado a ter ascenção em função das correntes de jato subtropical, que são ventos fortes a 10km de altitude. Esse jato pode ser visto na figura a seguir, onde as manchas vermelhas representam o sistema.

Essa frente fria ao longo do dia gerou outras nebulosidades também bem desenvolvidas nas demais regiões do estado. Na tabela abaixo, você confere o quanto de chuva precipitou-se ontem.

Cidade (ESTAÇÃO)Chuva 24 horas (mm)
Porto União (CIRAM)31,4
Rio Negrinho (CIRAM)33,2
Anitápolis  (CIRAM)21,2
Rio do Campo (INMET)20,8
Siderópolis (CIRAM)19,4
Timbé do Sul (CIRAM)18,0
Jacinto Machado (CIRAM)17,2
Criciúma (CIRAM)17,0
São Joaquim (CIRAM)16,2
Florianópolis (CIRAM)14,0
Massaranduba (CIRAM)10,2

Já hoje, como se observou na segunda foto do início da postagem, o dia amanheceu com sol e nuvens, diferente de ontem. Fez até frio em algumas partes do estado, chegando a registrar 1,1ºC em Urupema na serra catarinense. Em São Joaquim a estação do CIRAM registrou mínima de 3,4ºC. Já durante a tarde as temperaturas aumentaram, mas não chegou a fazer tanto calor, chegando a 25,9ºC em Caibi, 25,0ºC em Jacinto Machado e 24,7ºC em Massaranduba.

A presença ainda do ciclone extratropical em alto mar associado a frente fria de ontem, provocou circulação de umidade. No final da tarde, parte do litoral catarinense teve aumento das nuvens do tipo Cumulus, evoluindo para Cumulus Congestus, as quais provocaram pancadas isoladas de chuva. Na imagem de satélite abaixo, podemos notar essa nebusidade através do canal visível do satélite.


Segundo o CIRAM, a quarta-feira deve ser de tempo bom e predomínio do sol em SC. Faz frio pela manhã, podendo negativar na serra. Pela tarde temperaturas agradáveis, com calor no oeste. O tempo volta a mudar a partir de sexta-feira, principalmente no sábado onde novos temporais se formarão no estado.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, TERRA WAVES

Nenhum comentário: