Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 30 de outubro de 2010

EM MENOS DE 12 HORAS VENTO ULTRAPASSA 100KM/H E CHUVA BEIRA OS 80 MILÍMETROS EM SC

Como havia sido mostrado na postagem de ontem, um intenso sistema convectivo associado a uma área de baixa pressão atmosférica, entrou em Santa Catarina a partir de oeste e se estendeu pelas demais áreas. Até o fim da noite de ontem os acumulados de chuva beiravam os 40 milímetros. Porém durante a madrugada choveu muito forte nas mesmas regiões, o que levou a acumular quase 80 milímetros de precipitação desde ontem a noite até hoje pela manhã. Em Rio do Oeste no Alto Vale, por exemplo, choveu incríveis 77,2mm em menos de 12 horas de duração! No município de Curitibanos não foi diferente, o acumulado ficou em 76,2mm no mesmo período. 

São valores muito significativos pois se deram em menos da metade de um dia. Na maior parte do estado, choveu acima dos 40mm no mesmo período, inclusive em São José na Grande Florianópolis onde o pluviômetro acusou 52,6mm. Acompanhe mais detalhes da chuva no estado na tabela abaixo.

Cidade (ESTAÇÃO)Chuva (mm) entre 18h do dia 29 até 06h do dia 30
Rio do Oeste (CIRAM)77,2
Curitibanos (INMET)76,2
Aurora (CIRAM)70,0
Apiúna (CIRAM)68,8
Ibirama (CIRAM)67,7
José Boiteux (INMET)66,0
Dionísio Cerqueira (INMET)65,0
Major Vieira (INMET)64,3
Irineópolis (CIRAM)63,8
Novo Horizonte (CIRAM)63,4
Rio dos Cedros (CIRAM)61,7
Porto União (CIRAM)60,6
Ouro (CIRAM)59,9
Celso Ramos (CIRAM)57,2
Monte Castelo (CIRAM)57,0
Caçador (CIRAM)56,5
Papanduva (CIRAM)53,0
São José (CIRAM)52,6
Ponte Alta (CIRAM)52,4
Joaçaba (CIRAM)49,8
Chapecó  (CIRAM)47,2
Joinville (CIRAM)46,6
Massaranduba (CIRAM)45,0
Videira (CIRAM)43,3
Urubici (CIRAM)42,4
Florianópolis (CIRAM)37,0
Timbé do Sul (CIRAM)19,8

A chuva forte veio acompanhada de vendavais, com rajadas superiores a 60km/h. No sul do Estado, por exemplo, houve estragos em Urussanga, Orleans e Criciúma. Placas foram jogadas, árvores cairam e inclusive a vitrine de uma loja desabou como mostram as fotos abaixo.



Em Urussanga, a estação oficial do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou rajada máxima de 62,6km/h na hora do temporal. No entato em Siderópolis também no sul, o vento chegou a 85,3km/h. Em Laguna, a estação também do INMET localizada no Farol de Santa Marta acusou rajada máxima de incríveis 114km/h. No município de Celso Ramos, uma só rajada de vento de 149,5km/h foi registrada na estação do CIRAM, porém não houve relatos de estragos até o momento.

No final da manhã, a área com divergência dos ventos se deslocou mais para leste/nordeste, deixando os últimos temporais limitados ao norte catarinense. Na figura abaixo é possível notar essa situação na área circulada, onde parte dos ventos vai para sudeste e a outra para nordeste, intensificando a área com baixa pressão em superfície.
O ciclone extratropical formado na costa de Viedna na Argentina ontem, já estava sobre as águas do oceano Atlântico nesta tarde e noite de sábado, como mostra a imagem de sateĺite ilustrada abaixo (letra B), das 20h.
Em Mar del Plata, por exemplo, o barômetro do aeroporto acusava pressão atmosférica de 997 hPa as 20h. A frente fria associada ao ciclone, representada pelos pela linhas com dentes azuis na imagem, está localizada sobre o oceano até o litoral do PR, se associando com a área de baixa pressão nesta região e na região sudeste do Brasil. Sobre o território catarinense percebemos menos nuvens.

Para o domingo de eleição, teremos uma divisão de tempo dentro de SC. Com a posição do ciclone mais em alto mar, os ventos devem apresentar direção de oeste, como mostra a figura abaixo. 


Esse vento traz ar frio para o planalto, porém ao descer a serra geral o ar frio se comprime devido a maior pressão na faixa litorânea que está ao nível do mar. Essa compressão acarreta num aquecimento desse ar no leste do estado. Portanto, amanhã teremos frio no planalto e calor no leste, favorecendo um aproveitamento maior do domingo para quem quer ir a beira mar. O CIRAM prevê máxima entre 25 e 27ºC no leste e 20ºC no planalto. Na serra catarinense as temperaturas não devem passar muito dos 15ºC. Na segunda-feira os ventos viram para sul/sudoeste em todo o estado, favorecendo o estabelecimento completo do ar frio.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, CLIMATERRA, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, ALLMETSAT, JORNAL A TRIBUNA.

Nenhum comentário: