Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

CICLONE EXTRATROPICAL IMPULSIONA A ENTRADA DE UMA GRANDE MASSA DE AR SECO E FRIO EM SC

Durante o domingo de eleição, tivemos a presença de um ciclone extratropical sobre o oceano Atlântico na altura do estuário do Rio da Prata. O sistema provocou rajadas de vento significativas, com valores de até 104km/h em Melo no Uruguai e 103km/h em Rio Grande no Estado gaúcho. No leste e sul do RS, houve problema no fornecimento de energia elétrica, atrapalhando um pouco a votação em algumas cidades como Bagé, Pelotas, Santana do Livramento e a própria Rio Grande.

Como comentado no último parágrafo da postagem anterior, a posição do ciclone em alto mar favoreceria a presença de ventos predominantes de oeste na maior parte de Santa Catarina. Esse vento entra no planalto e ao descer a Serra Geral rumo ao litoral, acaba se aquecendo por compressão, causada pela maior pressão ao nível do mar. O resultado foram temperaturas agradáveis e até frio durante a tarde no planalto, registrando temperaturas máximas de 21,3ºC em Novo Horizonte, 20,9ºC em Campo Belo do Sul, 20,7ºC em Campos Novos e 19,9ºC em São Joaquim. Em contrapartida, sobre o leste e baixo Vale do Rio Itajaí, observou-se temperaturas mais altas, com valores de 29,7ºC em Indaial, 29,1ºC em Criciúma, 28,1ºC em Urussanga e 27,8ºC em Massaranduba.

Nesta segunda-feira, primeiro dia de novembro, o ciclone se encontra ainda relativamente perto da costa, como mostra a imagem de satélite abaixo, onde ele é representado pela letra B (baixa pressão).


Esse posionamento auxilia na inserção de ar mais frio e sobretudo seco a partir da entrada de vento de sudoeste em território catarinense. Como o ciclone é garantido mediante grande suporte nos demais níveis da troposfera, sua influência segue notória. Na figura a seguir, podemos ver os valores de umidade específica a 1500 metros de altitude, notando a grande mancha avermelhada e amarelada que simboliza o ar seco que tomou conta da região Sul do Brasil hoje.
 
Esse ar seco e consequentemente céu entre limpo e poucas nuvens, fez as temperaturas despencarem durante a madrugada e início da manhã, especialmente na serra catarinense. Segundo o CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) e INMET (Instituto Nacional de Meteorologia, foi anotado mínima de 1,8ºC em Urupema (com geada), 2,8ºC em São Joaquim (com geada), 4,2ºC em Caçador e 4,6ºC no Morro da Igreja em Urubici. Além disso, o ar seco trouxe uma alta amplitude térmica, ou seja grande diferença entre a temperatura mínima e máxima. Em Caibi no oeste do estado, por exemplo, a mínima pela manhã foi de 10ºC, ao passo que a tarde foi registrado máxima de 26,7ºC. No município de Massaranduba, apesar do calor de 30,3ºC durante a tarde, a mínima ao amanhecer foi de 13,7ºC! Na tabela a seguir, você confere os valores de temperatura mínima e máxima em algumas cidades, com intuito de mostrar a amplitude térmica a você leitor deste blog.

Cidade (ESTAÇÃO)Temperatura mínima (ºC)Temperatura máxima (ºC)
Caibi10,026,7
Concórdia9,925,1
Jacinto Machado12,428,6
Itajaí13,529,2
Rio Negrinho6,625,3
Caçador4,222,5
Ituporanga7,626,4
Anitápolis7,724,3

Os ventos do ciclone extratropical durante todo o domingo e ainda em parte do dia de hoje, proporcionaram numa maior agitação marítima, provocando ondas de até 1,5m nas praias catarinenses. Em alto mar as ondas seguem mais altas e é desfavorável a navegação.

O CIRAM, prevê uma semana de sol em Santa Catarina até pelo menos quinta-feira. As manhãs seguem frias e as tardes quentes. Pode ocorrer geada, especialmente nas áreas de vales e baixadas. Há chance de chuva apenas a partir de sexta-feira, isoladamente. Na próxima postagem não perca o resumo e análise do mês de outubro em Santa Catarina!

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, CLIMATERRA, METSUL

Nenhum comentário: