Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

CAVADO DEIXOU TEMPO INSTÁVEL E COM TEMPORAIS ISOLADOS EM SANTA CATARINA

No dia de ontem (domingo), instabilidades já se formavam sobre Santa Catarina, em virtude da presença de um cavado, que é um alongamento de uma área de baixa pressão. Na imagem de satélite de hoje as 10 horas da manhã, podemos observar esse sistema (traços pretos) atuando, além das nuvens formadas.


Como estávamos com declínio de pressão atmosférica, houve advecção de ar quente e úmido da floresta amazônica, a partir de ventos de noroeste a 1500 metros de altitude, chamados de Jato de Baixos Níveis (JBN). Consequentemente as temperaturas máximas subiram mais e alcançaram os 33,9ºC em Caibi, 33,3ºC em Urussanga, 33,2ºC em Criciúma, 33,0ºC em Chapecó, 32,5ºC em Concórdia, 32,1ºC em Abdon Batista e 32,0ºC em Indaial.

Por sua vez, o calor acabou gerando energia potencial disponível para o levantamento do ar sobre SC. Essa ascenção de ar quente e úmido foi estimulada e acelerada por correntes de vento forte a 10km de altitude, o Jato Subtropical. Na figura a seguir, observe que a parte norte do Jato já estava situada no centro-sul e leste catarinense.


As chuvas mais intensas associadas aos temporais do domingo se concentraram em pontos isolados do extremo oeste, planalto serrano, Vale do Itajai e Sul do Estado. Em Turvo, por exemplo, um temporal durante a noite acabou despejando 25mm de chuva. No município de Rio do Oeste, também no período noturno, a chuva chegou e deixou um acumulado de 22,2mm no pluviômetro da estação automática do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina). Sobre Canoinhas, o temporal foi tão isolado, que em uma parte da cidade choveu 33,6mm e na outra apenas 3,6mm! Em São Miguel do Oeste, além dos 15,8mm precipitados, houve rajada de vento de 61,5km/h.

Durante a segunda-feira, o cavado continuou gerando nuvens com desenvolvimento vertical e chuvas em forma de pancadas sobre o território catarinense. Uma delas ocorreu por volta das 21h sobre Lages. Durante 30 minutos de chuva, o pluviômetro do CIRAM acusou um acumulado de 33mm, causando enxurrada na cidade. Segundo a defesa civil, foram registrados estragos por queda de muro e alagamento nos bairros: Jardim Panorâmico, São Miguel, Sagrado Coração de Jesus, Passo Fundo, Dom Daniel, Guarujá, Conta Dinheiro, Beatriz e Frei Rogério.

Em Ibirama, localizado no Alto Vale do Itajaí, o temporal que iniciou-se as 20h, durou o bastante para acumular 39,5mm em pouco tempo. Na mesma região, choveu 36,2mm em Ituporanga e 26,8mm em Aurora. No litoral norte, Itajaí teve chuva forte

Já Timbé do Sul, no sul do estado, a chuva que começou com uma forte pancada, acabou se tornando contínua entre a metade da tarde e final da noite, tendo um total de 48,2mm. Também no sul do estado, o que impressionou foi Jacinto Machado, onde choveu incríveis 73,4mm entre o final da tarde e começo da noite. Olhando a imagen de satélite abaixo, podemos ver a linha de instabilidade sobre o sul e planalto sul catarinense. Veja:


Somando o total de chuva precipitada durante os temporais de domingo e da segunda-feira, teremos os seguintes valores registrados.

Cidade (ESTAÇÃO)Chuva (mm) entre 28 e 29/11
Urubici (CIRAM)116,3
Jacinto Machado (CIRAM)98,6
Lages (INMET)75,1
Timbé do Sul (CIRAM)67,8
Urupema (CIRAM)62,4
Urussanga (CIRAM)62,0

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE, MARINHA DO BRASIL, CORREIO LAGEANO

Nenhum comentário: