Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

DEPOIS DE UMA SEMANA SECA, FRENTE FRIA TROUXE CHUVA E TEMPORAIS PARA SC

Depois do predomínio do ar seco desta semana, com grandes diferenças entre a temperatura mínima e máxima em um mesmo dia, o tempo finalmente mudou em Santa Catarina. Durante a manhã desta sexta-feira, o ar quente e abafado desde cedo já anunciavam o que estava por vir. Era o conhecido aquecimento pré-frontal, ou seja, aquele calor antes de chegar uma frente fria. Para se ter uma idéia, as 9 horas da manhã a temperatura em Urussanga já era de 27,8ºC! Até a fria São Joaquim, registrava 20ºC no mesmo horário, um valor alto se comparado aos outros dias dessa semana pela manhã. A frente fria ainda estava entrando pela divisa com o RS, como é observado na figura abaixo através da mudança na direção dos ventos, de noroeste para sul.
Durante a tarde, as temperaturas máximas se deram logo após o meio-dia, registrando 30,7ºC em Urussanga, 28,8ºC em Criciúma, 28,6ºC em Rio Negrinho e Curitibanos, 28,1ºC em Massaranduba e 27,3ºC em Anitápolis.

Nas primeiras horas da tarde, a frente fria já estava sobre parte do estado (imagem de satélite acima). A chuva chegou primeiramente ao oeste e meio-oeste por volta das 13h (horário de verão). Em Novo Horizonte, o vento na hora do temporal acusou 68km/h na estação do CIRAM. Em Joaçaba, a rajada máxima anotada foi de 66,6km/h na estação do INMET. A chuva não foi tão expressiva na região em geral, porém obteve picos isolados, como em Cutitibanos onde choveu 21mm.

Quando alcançou o Planalto Serrano, a frente fria encontrou um ar mais úmido, o que acarretou em maiores precipitações.Choveu 34,5mm em Lages, 33,2mm em Rio Negrinho, 24,2mm em Painel, 21,4mm em São Joaquim, 20,8mm em Urubici e 20,2mm em Urupema. Em Campo Belo do Sul o vento chegou a 50,2km/h na hora da tempestade. Segundo o jornal Diário Catarinense, houve queda de granizo em Palmeira. Não houve estragos, até porque o município possui um pouco mais que 2 mil habitantes. A foto abaixo mostra as pedras de gelo que se acumularam por lá.

No leste, o sistema frontal também encontrou bastante umidade provinda de ventos úmidos da Amazônia. O resultado foram também temporais. No sul do Estado, as rajadas de vento foram fortes na entrada da frente fria, com máximo de 68km/h em Siderópolis. Na Grande Florianópolis o temporal chegou rasgando os céus com raios, como é visto na magnífica foto abaixo tirada na capital pela colaboradora do blog Jacqueline Estivalet.

As rajadas de vento atingiram incríveis 78,8km/h em São José, sendo que houve granizo miúdo e rápido. No bairro Itacorubi em Florianópolis foi acusado 60km/h segundo o CIRAM. No bairro estreito, também na capital catarinense, houve a queda de uma árvore. Em minha estação particular localizada no bairro Capoeiras, obtive 18mm de chuva durante a tempestade.

O interessante foi a linha com descargas elétricas, orientada de norte a sul e que vinha de oeste a caminho do litoral catarinense antes da tempestade. Veja abaixo:

No Vale do Itajai, a ventania de até 50km/h na chegada da tempestade também causou estragos, como a queda da estrutura do BierGarten na Vila Germânica em Blumenau, como vê-se na foto abaixo, disponível no blog de nosso parceiro Jaime Batista da Silva (link).

Logo depois, os temporais e chuva cobriam o litoral norte do estado, porém com menos violência. Como a chuva continuou durante a noite em virtude de nuvens estratiformes, os acumulados foram além do que foi acusado na entrada do sistema frontal. Acompanhe na tabela abaixo, os valores de precipitação acumulada no leste até a a meia-noite.

Cidade (ESTAÇÃO)Chuva entre as 16 e 23h (mm)
Meleiro (CIRAM)29,0
Araranguá (INMET)28,8
Urussanga (INMET)28,0
Anitápolis (CIRAM)28,0
Indaial (INMET)26,8
Siderópolis (CIRAM)25,2
São José (INMET)24,6

O sábado deve amanhecer com muitas nuvens no leste, podendo ainda chover no início da manhã. No decorrer do dia o tempo melhora rapidamente. O ar seco volta a predominar, com dias de frio pela manhã e calor a tarde. Chance de geada isolada no domingo na serra catarinense.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário: