Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

TEMPERATURA ULTRAPASSOU OS 30ºC EM BOA PARTE DE SANTA CATARINA

Desde ontem, o predomínio de uma massa de ar seco inibe a formação de nuvens em Santa Catarina, deixando as temperaturas elevadas em boa parte do território catarinense, sendo que a maior de hoje foi registrada em Criciúma com 35,6ºC. No oeste, a maior temperatura foi de 33,9ºC em Caibi. Acompanhe na tabela abaixo, os demais valores máximos de temperatura nesta segunda no estado.

Cidade (ESTAÇÃO)Temperatura máxima (ºC)
Criciúma (CIRAM)35,6
Meleiro (CIRAM)34,1
Caibi (CIRAM)33,9
Concórdia (CIRAM)33,8
Turvo (CIRAM)33,5
Jacinto Machado (CIRAM)33,1
Morro Grande (CIRAM)33,0
urussanga (INMET)32,9
Chapecó (CIRAM)32,8
Joaçaba (INMET)32,2
Abdon Batista (CIRAM)31,6
Rio do Campo (CIRAM)29,0
Massaranduba (CIRAM)27,7
Florianópolis (CIRAM)27,3
A redução nas chuvas nos últimos meses tem preocupado algumas áreas catarinenses, sobretudo no sul do estado, mesmo com os temporais da primavera. Em Urussanga, por exemplo, o mês de setembro deste ano fechou com acumulado total de 96,3mm (milímetros), sendo que o normal era ter chovido 150mm. No mês passado a mesma situação, choveu 84,7mm, enquanto deveria chover 130mm. Em outras cidades da região a situação é ainda pior, como é o caso de Turvo, onde na última sexta-feira o Portal Engeplus fez uma matéria sobre a seca do rio Amola Faca (foto abaixo).

No litoral norte e Vale do Itajai a manhã foi de mais nuvens devido a circulação de umidade entre o oceano Atlântico e continente, favorecida pela presença de um anticiclone na porção marítima. Na foto abaixo, feita em Barra Velha por Ezekiel Gringo do site Terra Waves, podemos ver a nebulosidade ao horizonte, até com chuva isolada.

Os catarinenses já devem ter notado que os ventos nesta tarde estão mais intensos e predominam de norte a noroeste. No Morro da Igreja em Urubici, a 1822 metros de altitude, a rajada máxima alcançou 65km/h agora a noite. No litoral, as rajadas estão na faixa dos 30 a 40km/h. Esses ventos provem da floresta Amazônica, sendo que a uma altitude acima de 1500 metros são mais fortes em virtude da ausência de atrito com a superfície, sendo assim denominados como Jato de Baixos Níveis. Esse jato traz calor e umidade da Amazônia e são direcionados para o nosso estado em função da presença de um ciclone extratropical em alto mar na altura da costa argentina, como vê-se na imagem abaixo (letra B). 

Na mesma imagem, perceba uma banda de nebulosidade na altura do Uruguai, a qual representa uma frente fria. Esse sistema frontal tem em sua retaguarda um ar muito frio, o qual deve causar um forte levantamento do ar quente e úmido que está instalado em solo catarinense. Pode ocorrer granizo, pois uma intensa camada de ar bastante frio e seco estará presente acima dos 3000 metros de altitude. Na quarta-feira o tempo melhora e começa a esfriar, podendo fazer 0ºC na quarta-feira na serra catarinense. Mais informações em breve.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, ENGEPLUS

Nenhum comentário: