Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

NOVEMBRO ABAIXO DE ZERO GRAU NA SERRA CATARINENSE

GEADA EM SÃO JOAQUIM

GEADA EM URUPEMA

Viu as fotos acima? Então deu para ter então uma noção do tamanho frio que fez hoje na madrugada e início da manhã em Santa Catarina, sobretudo na região serrana, onde houve formação de geada com intensidade entre moderada e forte. A temperatura mínima desta quinta-feira em Urupema chegou a -1,8ºC. No distrito do Cruzeiro, interior de São Joaquim, a estação monitorada pela Climaterra registrou -0,5ºC. Em Florianópolis, fez 11,7ºC, sendo a quinta temperatura mínima mais baixa em novembro em 100 anos de dados. A última vez que a capital registrou esse valor foi em novembro de 1979! Contudo, a menor temperatura na cidade num mês de novembro durante toda a série histórica foi de 9,4ºC em 1970.

Na tabela abaixo, você confere os demais valores mínimos de temperatura registrados hoje no estado.

Cidade (ESTAÇÃO)Temperatura mínima (ºC)
Urupema (CIRAM)-1,8
São Joaquim - Cruzeiro (CLIMATERRA)-0,5
São Joaquim - Pericó (CLIMATERRA)-0,3
São Joaquim - Cetrejo (CIRAM)-0,1
Morro da Igreja (INMET)0,9
Caçador (CIRAM)2,5
Campos Novos (INMET)3,4
Abdon Batista (CIRAM)3,9
Lages (CIRAM)4,1
Água Doce (CIRAM)4,3
Joaçaba (CIRAM)4,5
Rio das Antas (CIRAM)4,6
Celso Ramos (CIRAM)4,9
Concórdia (CIRAM)6,2
Anitápolis (CIRAM)7,2
Timbé do Sul (CIRAM)8,9
Jacinto Machado (CIRAM)11,0
Florianópolis (CIRAM)11,7

No litoral norte, as temperaturas não declinaram mais devido a nebulosidade presente na região. A foto abaixo, tirada por Ezekiel Gringo do site Terra Waves, podemos ver a nebulosidade sobre Barra Velha por volta das 8 e meia da manhã.

Olhando a imagem de satélite (figura abaixo), podemos ver a nebulosidade e entender melhor. A letra B representa um ciclone extratropical em alto mar, associado a frente fria que nos atravessou na terça-feira e provocou os temporais. Note que devido a distância dele em relação a costa, parte de seus ventos desviam e acabam entrando de sudeste no litoral norte catarinense. Esse vento chega úmido, encontra a barreira da Serra Geral e acaba provocando nuvens e até chuva do tipo orográfica. Em Itapoá, por exemplo, a estação meteorológica do CIRAM teve 1 milímetro acumulado.


Durante o final da tarde e noite, o vento também virou para sudeste no restante do litoral em virtude do deslocamento do sistema de alta pressão (centro da massa de ar frio), representado pela letra A na figura anterior, um pouco mais para o oceano. A tendência segundo o CIRAM, é que a situação configurada nesta noite, provoque uma sexta-feira e final de semana com maior presença de nuvens no litoral, aparecendo o sol mas podendo chover fraco e isolado a noite. As temperaturas aumentam, principalmente no oeste onde chega próximo dos 30ºC.

DADOS: INMET, CLIMATERRA, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE, METSUL, MARINHA DO BRASIL, TERRA WAVES

FOTOS: Ronaldo Coutinho, Terra Waves e Diário Catarinense

Nenhum comentário: