Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

SEGUNDA-FEIRA COM MUITA CHUVA EM SANTA CATARINA

Essa segunda-feira foi sem dúvidas um dia de chuvas abundantes em Santa Catarina, sobretudo no leste do estado. Dessa região, se destaca o sul catarinense, onde teve-se acumulados de precipitação abundantes, próximos e até acima dos 100 milímetros. Para se ter uma idéia, em Timbé do Sul, localizado na encosta da Serra Geral, choveu 125mm hoje, sendo correspondente a 96% do esperado para todo o mês de novembro. No município de Jacinto Machado, também no litoral sul, foi acumulado 99,4mm. Em Araranguá, foi despejado 89,6mm no pluviômetro da estação do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), o que além de outras consequências ainda não apuradas, deixou a rodovia BR-101 com pista muito escorregadia (foto abaixo).


Nas outras áreas do leste, o valor acumulado de chuva alternou entre 20 e 70mm, com picos de 73,9mm em Lages e 60,6mm em Rio do Oeste. Na tabela a seguir, você confere os valores de precipitação acumulado durante esta segunda-feira no estado, nas estações do INMET e CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina).

Cidade (ESTAÇÃO)Chuva 22/11 (mm)
Timbé do Sul  (CIRAM)125,0
Jacinto Machado (CIRAM)99,4
Araranguá (INMET)89,6
Turvo (CIRAM)83,0
Criciúma (CIRAM)80,2
Laguna (CIRAM)76,4
Lages  (CIRAM)73,9
Morro Grande  (CIRAM)66,6
Ponte Alta (CIRAM)57,6
Nova Veneza  (CIRAM)57,2
Urubici (CIRAM)56,5
Urussanga  (INMET)53,6
São José (INMET)50,6
Joinville (CIRAM)43,4
São Joaquim  (CIRAM)42,8
Urupema  (CIRAM)41,8
Canoinhas  (CIRAM)31,0

No oeste e meio-oeste a chuva não foi expressiva, com valores inferiores a 5mm. O sol apareceu mais na região, fazendo as temperaturas máximas do estado se darem lá. Fez 28,0ºC em Abdon Batista, 27,5ºC em Caibi, 26,4ºC em Caçador e 26,1ºC em Chapecó.

A chuvarada registrada no centro-leste catarinense foi causada pelo sistema de baixa pressão que ontem estava sobre o oeste de SC, e hoje encontrava-se entre o litoral sul catarinense e oceano Atlântico. Uma área alongada de baixa pressão se estendia do sistema e ia até o litoral de SP. Na imagem de satélite abaixo, podemos ver a ilustração da baixa pressão (letra B) e as nuvens formadas.


Com essa posição, o sistema de baixa pressão acabou causando um fluxo grande de umidade tanto da Amazônia como do oceano Atlântico para o leste catarinense. No gráfico da estação meteorológica de Araranguá no litoral sul, podemos notar os ventos predominantes de leste, justamente vindos do mar.


A camada úmida se estendeu por boa parte da troposfera. Na sondagem atmosférica (figura abaixo) feita diariamente com balões meteorológicos no aeroporto Hercílio Luz em Florianópolis, podemos perceber na área destacada que a umidade beira o ponto de saturação (equivalente a 100%) do ar até quase 6000 metros de altitude. Isso foi causado pela entrada de uma camada de ar mais frio e úmido nessas altitudes, motivada por outra área de baixa pressão entre 3000 e 5000 metros de altitude que dava suporte ao sistema de superfície.

Como a baixa pressão deve ter lento deslocamento, a tendência é que a semana continue com chuvas no leste do estado, podendo ser forte em alguns momentos, não descartando alagamentos e deslizamentos localizados de terra. No interior, sol com chance de temporais isolados no fim do dia.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, ENGEPLUS

Nenhum comentário: