Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

CIRCULAÇÃO DE UMIDADE MARÍTIMA TRAZ CHUVA PARA SANTA CATARINA

Chuva na Praia Mole - Florianópolis,SC
A quinta-feira, como previsto, foi de tempo instável com chuvas persistentes em boa parte de Santa Catarina, principalmente no nordeste e litoral do estado, como mostra a foto acima tirada na praia Mole em Florianópolis por Adriano Matias do site Terra Waves. O acumulado mais alto se deu em Três Barras no planalto norte, com 29,2mm. Na tabela abaixo você acompanha alguns valores de precipitação ocorridos hoje no estado, nas estações do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina).

Cidade (ESTAÇÃO)Chuva 24 horas (mm)
Três Barras (CIRAM)29,2
Major Vieira (INMET)27,4
Laguna (CIRAM)24,4
Itaiópolis (CIRAM)22,8
São Francisco do Sul (CIRAM)20,3
Florianópolis  (CIRAM)19,5
Joinville (CIRAM)17,6
Biguaçú (CIRAM)17,4
Indaial (CIRAM)16,2
Piratuba (CIRAM)16,0
Caçador (INMET)14,6
Blumenau (CIRAM)14,4
Videira (CIRAM)14,0
Itajaí (INMET)13,7
Rio do Campo (INMET)13,6
Morro da Igreja - Urubici (INMET)6,0


Essas chuvas estão sendo provocadas por dois sistemas no oceano Atlântico. Um é de baixa pressão e estava na altura do PR hoje pela manhã. O outro é um sistema de alta pressão (centro do ar polar que nos atingiu) na altura do estuário do rio da Prata. A diferença de pressão entre esses dois sistemas, provoca ventos de leste a sudeste (gráfico acima) em território catarinense já desde ontem a noite, injetando umidade oceânica e formando nuvens de chuva. Na figura abaixo, podemos ver essa configuração e a nebulosidade gerada.


Perceba que a nebulosidade ultrapassou a encosta da Serra Geral e conseguiu alcançar o planalto. Isso se deve ao fato de os dois sistemas com pressão diferentes estarem definidos além da superfície, alcançando até 4000 metros de altitude, ou seja, possuem suporte para levar a umidade até o interior. Isso é evidenciado olhando a sondagem atmosférica feita agora a noite no aeroporto Hercílio Luz em Florianópolis, que nos mostra umidade relativa (RELH) acima dos 80% até 4048m. Observe também que a razão de mistura (MIXR) até essa altitude fica sempre acima de 7g por kg de ar seco.


A tendência é que no decorrer da sexta-feira o sistema de baixa pressão se desloque para sul ao largo da costa catarinense, ainda provocando ingresso de umidade e formação de nuvens de chuva no estado. No final de semana esse sistema ainda deve garantir chuvas isoladas, porém o sol deve aparecer mais e esquenta bastante.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE, MARINHA DO BRASIL, WYOMING

Um comentário:

Blogspot Mix disse...

BLOGSPOT MIX
www.blogspotmix.blogspot.com
Caro (a) amigo (a),

Paulo

Estou a lhe convida à entrar para a equipe do blog Blogspot Mix.
O Blogspot Mix está precisando de novos membros. O Blogspot Mix é um blog sem caráter lucrativo, deixando espaço aberto para membros da equipe divulgarem publicidade de terceiros.
Há vagas para postadores que queriam publicar seus artigos nas seguintes categorias:

- Notícias
- Novelas
- Famosos
- Esporte
- Humor
- Livros
- Cinema
- Blogosfera
- Dicas
- Mundo feminino
- Sociedade
- Educação
- Jogos
- Donwnloads

Se não houver nesta lista uma categoria que lhe interesse, abriremos uma excessão para que você possa entrar para nossa equipe.
Se você estiver disposto a ser um membro do blog Blogspot Mix, por favor respoda a este comentário.

Obrigado,

Rafael Lima Souza,
rafaellimasouza@hotmail.com

Blogspot Mix, blogspotmix@hotmail.com
19/12/2010