Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

FIM DE ANO COM CHUVA CONVECTIVA NO OESTE E OROGRÁFICA NO LITORAL

O ano de 2010 está chegando ao seu fim e o que está marcando essa última semana do ano é uma divisão nas características de tempo entre as regiões de Santa Catarina. No oeste, onde o predomínio é do sol, estão ocorrendo chuvas convectivas, ou seja, aquelas de verão associadas ao calor e alta umidade do ar. Essa umidade alcança essa região a partir dos Jatos de Baixos Níveis - JBN, que são ventos quentes e úmidos a 1500 metros de altitude, provenientes da floresta amazônica. Na Na terça-feira, por exemplo, o município de Itá no oeste, registrou uma pancada de chuva com trovoadas no fim da tarde, acumulando 7 milîmetros na estação automática do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina).

Já no litoral, o que vem ocorrendo são chuvas orográficas, ou seja aquelas em que o ar ascende ao encontrar uma região montanhosa ou com montanhas ao redor. Diferentemente do oeste, este ar úmido no litoral é proveniente de ventos úmidos de sudeste que vem de um sistema de alta pressão (A) no oceano Atlântico na altura da costa argentina. Como houve a formação de um centro de baixa pressão (B) também em alto mar, a diferença de pressão entre os dois sistemas citados causa um aumento na velocidade dos ventos úmidos de sudeste, que acaba potencializando a convergência de umidade. Na figura a seguir é possível notar esses dois sistemas atuando juntos, além dos ventos de sudeste na costa catarinense.
Em Imbituba, o penúltimo dia do ano já amanheceu nublado e com chuvas ao horizonte, como mostra a foto a seguir.


Como a chuva é orográfica, ela se torna mais intensa nas montanhas e na subida delas. No Morro da Igreja em Urubici (1810 metros de altitude), por exemplo, choveu 25,4mm, enquanto que na própria cidade de Urubici sequer choveu. Outro caso é em Timbé do Sul (658 metros de altitude) que fica na encosta da Serra Geral e teve um acumulado de 19mm. Porém em Araranguá, que está localizada também no sul mas num local bem mais baixo, não foi somado mais que 2,6mm. Na grande Florianópolis não foi diferente. Enquanto em Anitápolis, que fica a 802 metros de altitude, precipitou 4,8mm de chuva, a capital obteve apenas 1,3mm.

Se há divergência nos tipos de tempo, não se pode dizer o mesmo do calor. As temperaturas estão altas em todo o estado, especialmente no oeste onde hoje chegou a fazer 32,5ºC em Caibi. No leste a mais alta se deu no Vale com 30,2ºC em Indaial. Entretanto com relação as mínimas, elas estão abaixo dos padrões de dezembro. Na serra catarinense por exemplo, São Joaquim amanheceu com 6,6ºC, seguido de Urupema com 7,3ºC! E isso não se restringe a serra não! Em Água Doce no meio-oeste, a mínima foi de 13,5ºC. No oeste, foi acusado 16,6ºC em Novo Horizonte. No leste, nenhuma mínima hoje passou dos 20ºC, o que é incomum para fim de dezembro, em pleno verão!

Para o último dia do ano, a previsão segue indicando sol e calor, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no fim do dia no oeste. No leste e encosta da Serra Geral, a circulação de umidade oceânica continua configurada, formando nuvens e provocando chuvas orográficas, sobretudo no início e fim do dia. Na hora da virada não está descartado algum chuvisco isolado. Em Florianópolis, particularrmente, segundo dados coletados desde de 1996 no aeroporto Hercílio Luz, a maioria das viradas de ano se dão com tempo bom. 

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, TERRA WAVES.

Nenhum comentário: