Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

AUMENTO DA CONCENTRAÇÃO DE GÁS CARBÔNICO PODE FORTALECER SAÚDE DAS PLANTAS

 Matéria publicada no jornal Correio do Povo

Pesquisas realizadas em diversas culturas nos Estados Unidos, e também no Brasil, mostram que a ampliação dos níveis de gás carbônico na atmosfera e, consequentemente, nas plantas, resulta no aumento da fotossíntese, devido à pressão exercida. O que resultaria na ampliação da produção. "A atmosfera faz com que a planta 'engula' mais CO2. Com isso, a fotossíntese torna-se mais eficiente e faz crescer o rendimento na lavoura", explica o doutor em meteorologia e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Luiz Carlos Molion. "Se dobrarmos ou triplicarmos a atual média de CO2 que temos no meio ambiente,a produtividade das plantações pode ser de 30% a 50% maior", explica, referindo-se a pesquisas já realizadas com milho, arroz e soja. Ele sugere aos produtores, inclusive, que coloquem o gás nos condutores da irrigação para que chegue até às plantas, já que a concentração próxima da superfície favorece a absorção.

O meteorologista norte-americano Joseph D'Aleo, primeiro diretor de meteorologia do Weather Channel, acrescenta que, com os níveis de CO2 mais altos, as lavouras tendem a ser mais resistentes à seca. "À medida que as plantas tornam-se mais vigorosas, têm raízes mais profundas e fazem mais sombra no solo, reduzindo a evaporação. Com isso, as necessidades de água são menores", avalia. Ele afirma que há testes nos Estados Unidos em estufas com plantas expostas a três vezes mais CO2 que o normal. "O resultado são plantas que crescem mais fortes e têm aparência mais atrativa." Há testes com cana-de-açúcar nos mesmos níveis no Brasil, com resultados que indicam incremento de 40% de bio-massa nas áreas com mais CO2.

Ambos concordam que a luta mundial contra o dióxido de carbono é desnecessária e a posição de vilão atribuída a ele, injusta. "Pensando no futuro, esta é uma das coisas que nos ajudaria na agricultura, além de tecnologia, fertilização e manejo", argumenta D'Aleo. Para ele, o gás não é prejudicial. Os reais poluidores seriam o dióxido sulfúrico e metais pesados. "Ironicamente, estamos gastando o nosso dinheiro e tempo lutando contra um inofensivo gás de vida." Molion faz coro e afirma que o CO2 é essencial para que se faça fotossíntese e para que as pessoas sobrevivam.

FONTE: CORREIO DO POVO

Nenhum comentário: