Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

2011 COMEÇA COM INFLUÊNCIA DE DOIS SISTEMAS DE BAIXA PRESSÃO EM SC


O ano de 2011 já inicia com chuvas persistentes em Santa Catarina, com influência de dois sistemas de baixa pressão. Um encontra-se a uma altitude de 1500 metros entre a Argentina e RS, formado a partir de de um Vórtice Ciclônico (sistema de baixa pressão em altitude) a 5000 metros de altitude. Na figura abaixo, podemos ver o sistema através da análise de ventos no nível de 850 hPa (1500 metros de altitude).

Esse sistema influencia o oeste e meio-oeste, trazendo ventos úmidos e quentes da Amazônia. Hoje por exemplo, uma tempestade formada no oeste, provocou um acumulado de 23,4mm em Novo Horizonte, acompanhada de ventos de 47km/h, medidos na estação do CIRAM. Ontem a noite, no segundo dia do ano, um temporal de 30 minutos despejou 11,4mm em Caçador no meio-oeste catarinense. Devido a ocupação humana e a falta de planejamento urbano por parte da prefeitura e moradores, ocorreram alagamentos pela cidade. De acordo com a defesa civil, 80 casas tiveram problemas com a chuva.

Já no leste e parte do planalto serrano, a influência é por parte de outro sistema de baixa pressão, configurado entre a superfície até uma altitude de 1500 metros. Tal sistema, se formou ao longo do domingo na costa de SP e migrou pelo oceano rumo ao litoral catarinense, onde pode ser visto na figura abaixo, identificado pela letra B.
Perceba que o sistema acaba provocando uma intensa injeção de umidade através dos ventos de sudeste que saem da alta pressão (letra A) localizada no oceano na altura da Argentina. Esse ar úmido oceânico ao entrar em nossa costa, encontra barreiras montanhosas, onde é obrigado a subir, resfriar-se e formar nuvens de chuva. Olhando o mapa altimétrico de Santa Catarina, perceba que em meio as áreas ao nível do mar (cor azul), há várias montanhas (cor verde) e o início da subida rumo a Serra Geral e Serra do Mar (cor vermelha).


Geralmente as chuvas mais intensas se dão nas encostas, como em Timbé do Sul, onde as pancadas de chuva nas últimas 48 horas já somaram 43mm, cerca de 28% do esperado para o mês de janeiro inteiro. Em Jacinto Machado, desde ontem já foi acumulado 33,4mm. Em Itajaí, no litoral norte, só no dia de hoje choveu 21,8mm. É importante salientar que essas chuvas normalmente se apresentam em forma de garoas finas ocasionais, com algumas pancadas mais intensas.

A exemplo de toda a primavera, esse mês de janeiro já inicia com temperaturas mínimas abaixo do normal, sobretudo na serra catarinense. Em Urupema, por exemplo, o primeiro amanhecer de 2011 foi com temperatura de 9ºC!. Já as tardes seguiram quentes e principalmente abafadas devido a combinação com a alta umidade. Na faixa costeira, o vento ameno que traz a umidade também ajuda a refrescar um pouco.

A tendência é que o sistema de baixa pressão no oceano continue se deslocando para sul muito próximo da costa catarinense, o que deve acarretar em novos ingressos de umidade e continuidade das chuvas. Segundo o mapa abaixo, disponível no CPTEC/INPE, até sexta-feira deve chover pelo menos em torno ou acima dos 75mm, sobretudo no litoral e planalto norte.



DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, EMBRAPA, METSUL.

Nenhum comentário: