Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

PRIMEIRA TERÇA-FEIRA DE 2011 FOI COM MAIS SOL EM SC

 Acima está a imagem do satélite GOES no canal visível ao meio-dia. Note que já não estava tão nublado no estado, tendo mais nuvens apenas no norte. Hoje não choveu na maioria das regiões, sendo que o pouco que foi registrado se deu no litoral sul e encosta da Serra do Mar durante a madrugada. Essa mudança se deve ao deslocamento do sistema de baixa pressão oceânico para sul, ficando na altura da costa gaúcha, como é visto na figura abaixo (letra B).
 Perceba que os ventos marítimos de sudeste já não atingem mais a costa catarinense, ficando para nós agora ventos de sudoeste a noroeste. No oeste e meio-oeste do estado, o outro sistema de baixa pressão que exercia influência se deslocou um pouco para oeste, se posicionando na divisa da Argentina com o sul do Paraguai. Mesmo assim, ainda manteve certa quantidade de calor e umidade, a qual provocou algumas rápidas e isoladas pancadas de chuva, como em Concórdia onde choveu 2mm no fim da tarde.

Nas temperaturas máximas, todo o estado teve forte calor nesta terça-feira. Pela tabela abaixo, você confere esses valores em algumas cidades catarinenses.

Cidade (ESTAÇÃO)Temperatura máxima (ºC)
Caibi (CIRAM)32,1
Criciúma (CIRAM)31,3
São José (INMET)30,6
Massaranduba (CIRAM)30,2
Urussanga (INMET)30,1
Abdon Batista (CIRAM)29,7

Com relação as temperaturas mínimas, elas continuaram relativamente baixas nas partes altas do estado. Em Urupema fez mais frio que ontem, acusando 9,1ºC hoje pela manhã. Porém a tarde fez calor por lá, alcançando 26,3ºC. Se depender do fenômeno La Niña, esse verão será marcado por noites amenas e dias quentes.

A tendência é que nas próximas horas o sistema de baixa pressão se desloque para a costa sul gaúcha. Com isso os ventos voltam a vir do oceano para a costa catarinense, porém agora de nordeste, formando nuvens e alguma chuva isolada. A partir de quinta-feira, a formação de uma frente fria na Argentina deve fazer com que o Jato de Baixos Níveis (ventos de noroeste a 1500 metros de altitude) se posicione sobre todo o território de SC, trazendo umidade e calor da floresta amazônica para o estado. Essa condição aliada a entrada de um pouco de ar frio na média troposfera, deve provocar temporais e risco de granizo na quinta, sexta e sábado.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM

Nenhum comentário: