Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

SISTEMA DE BAIXA PRESSÃO NA COSTA PROVOCA TEMPORAIS EM SANTA CATARINA

O sistema de baixa pressão que na terça-feira passava pelo litoral catarinense foi para o litoral argentino. Porém outra baixa pressão formada ontem ao largo de nosso litoral e que hoje está na altura da costa gaúcha, provoca ventos de noroeste, os quais trazem ar quente e úmido da floresta amazônica para o sul do Brasil. Na figura abaixo, que mostra os ventos a 1500 metros de altitude, podemos notar essa situação,  notando a convergência dos ventos para o sistema (letra B). Clique na imagem para ampliar.

Com a presença de bastante calor e alta umidade, os catarinenses enfrentaram muito abafamento, tanto ontem como hoje. Isso se deve a combinação dessas duas variáveis meteorológicas. Por exemplo, em Indaial ao meio-dia de hoje fazia 31,5ºC, mas a sensação térmica era de 35ºC em função da umidade de 58%. Em Criciúma ontem não foi diferente, sendo que no mesmo horário o termômetro registrava 30,4ºC e o higrômetro 80%, resultando numa sensação térmica calculada de 39ºC.

As temperaturas máximas subiram consideravelmente. Ontem Blumenau registrou 35ºC. Hoje Indaial teve 35,2ºC. Em Caibi no oeste, fez 34ºC ontem e 33,7ºC na tarde de hoje. Na maior parte de SC as máximas ficaram acima dos 30ºC.

Na figura a seguir, você tem o mapa com análise dos índices de instabilidade atmosférica Totals (colorido) e K (contorno). 
Note que o Totals chega a valores entre 44 e 48 sobre o estado, o que indica que há incursão de ar frio na média troposfera (5000 metros de altitude) sobre SC. Já o índice K com valores superiores a 34, denota que a camada úmida vai da superfície até a média troposfera e que há forte calor em baixos níveis. Ou seja, temos aí condições para tempestades com altos volumes de chuva, além do risco de granizo.

Em volume de chuva, os índices acertaram em cheio. Ontem no fim da tarde várias nuvens Cumulunimbos associadas a células convectivas, provocaram temporais pelo estado. Uma delas despejou  44,2mm de chuva no município de Água Doce, localizado no meio-oeste. Em Joinville no litoral norte, após o calor de 32ºC, a combinação de maré alta com os 27mm de precipitação acumulada, causaram alagamentos, como é visto na foto abaixo.


No dia de hoje a instabilidade foi ainda maior. Veja na animação de imagens de satélite entre as 13h e 18h, que as células convectivas se formam rapidamente pelo território catarinense, principalmente no leste ao fim da tarde.


Novamente Água Doce teve alto acumulado de chuva, com 40,4mm. Ainda no meio-oeste, um temporal formado sobre Curitibanos provocou ventos de 50,7km/h, com chuva acumulada de 57,3mm em pouco tempo. Para se ter uma idéia, esse valor é um terço do esperado para o mês de janeiro inteiro. Em boa parte do estado os valores de chuva variaram bastante, como é comum no verão. No sul do estado o maior valor se deu em Turvo com 32,2mm durante a tempestade. A foto abaixo, retirada do twitter da Metsul, mostra o céu de Criciúma no final da tarde.


Perceba naquela animação das imagens de satélite, que um forte núcleo convectivo ganha bastante força entre a Grande Florianópolis e norte catarinense. Na foto abaixo, tirada por mim em Florianópolis, é possível acompanhar a chegada da chuva logo após as 17h.


Na capital em si não choveu tanto, mas em Biguaçú somou-se 14,6mm. No alto da região, o núcleo ficou mais intenso e despejou 21,4mm no pluviômetro de Anitápolis. Entretanto, o pior ficou para Blumenau, onde em poucos minutos choveu 48,8mm, o que resultou em alagamentos. A foto abaixo, registrada pelo colaborador Jaime Batista da Silva, mostra o caos que ficou a cidade.


Agora pela noite e próxima madrugada a convecção vai diminuindo e as nuvens vão se dissipando. Porém amanhã é um novo recomeço, devido a persistência do sistema de baixa pressão próximo da costa. O calor continua forte, porém já está sinalizando uma leve queda de temperatura no início da próxima semana.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE, BLOG FOTOS E NOTÍCIAS DE BLUMENAU, METSUL

Nenhum comentário: