Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

SEXTA-FEIRA FOI MAIS UM DIA TÍPICO DE VERÃO EM SANTA CATARINA

Hoje foi mais um dia típico de verão em Santa Catarina, assim como toda essa semana. As altas temperaturas associadas a alta umidade relativa, produziram uma sensação térmica alta na maior parte do estado. Em Massaranduba, por exemplo, as duas horas da tarde fazia 31,0ºC, mas com a umidade de 68% a sensação térmica chegou a 37ºC! Na capital, no mesmo horário fazia 30,9ºC com umidade de 63%, levando a uma sensação térmica de 35ºC!. Na tabela abaixo, você confere as temperaturas máximas registradas hoje em algumas cidades.

Cidade (ESTAÇÃO)Temperatura máxima (ºC)
Indaial (CIRAM)33,4
Abdon Batista (CIRAM)33,0
Ituporanga (INMET)32,8
Caibi (CIRAM)32,5
Turvo (CIRAM)32,4
São José (CIRAM)31,7

Essa massa de ar quente e úmido gerou células convectivas que produziram chuvas muito isoladas, associadas e temporais pelo estado. Em relação a ontem, hoje a instabilidade esteve com menor intensidade, mas por vezes forte localmente. Em Maravilha no oeste, por exemplo, a tempestade no fim da tarde deixou algumas ruas alagadas (foto abaixo), além de casas e estabelecimentos comerciais. Como não há estação meteorológica e essa época as chuvas são localizadas, não é possível saber o quanto choveu por lá.


No meio-oeste e planalto norte, outras células se formaram, provocando alguns temporais. Em Curitibanos, choveu 46,6mm. No entanto, como a chuva é mal distribuída, em outro ponto de Curitibanos choveu míseros 0,3mm. Em Irineópolis, o temporal do fim da tarde despejou 5,8mm. Já no norte do estado, quem teve maior acumulado de precipitação foi Joinville com 5,4mm no bairro Quiriri. Mesmo valor teve também Jacinto Machado, no sul do estado.

Na Grande Florianópolis, outra célula convectiva se formou no sul da região. Nas fotos abaixo tiradas por mim, é possível ver a nuvem Cumulunimbo vindo de sudoeste, acompanhada de Cumulus Congestus na dianteira.


Na segunda foto, perceba que a chuva está bem isolada, ficando mais concentrada no interior da região, sendo que na capital não caiu sequer uma gota. Em Santo Amaro da Imperatriz, choveu 1,2mm. Já em Biguacú, 0.6mm.

Na animação das imagens do satélite GOES-12, percebe-se bem o desenvolvimento das células de convecção ao longo da tarde de hoje.


O motivo para um relativo enfraquecimento na instabilidade, ainda que esteja ativa, é o deslocamento do sistema de baixa pressão um pouco mais para alto mar na altura de Mal del Plata na Argentina. Na figura abaixo, nota-se bem essa característica, com o sistema de baixa pressão representado pela letra B.
Em altitude tivemos um enfraquecimento do núcleo de ar frio na média troposfera (5000 metros de altitude), bem como os valores de umidade também nesse nível. Isso é comprovado pela diminuição dos índices de instabilidade K (contorno) e Totals (colorido), em relação a postagem de ontem. Veja abaixo:

O sábado deve seguir a mesma tendência. Ou seja, calor, abafamento e chuvas convectivas (chuva de verão) no final da tarde e noite. No domingo o tempo fica mais fechado devido a passagem de uma frente fria. O início da próxima semana sinaliza diminuição do calor.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, MARINHA DO BRASIL, EPAGRI-CIRAM, DIÁRIO CATARINENSE, PREFEITURA DE MARAVILHA.

Nenhum comentário: