Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

VÓRTICE CICLÔNICO SEGUE PROVOCANDO CHUVAS LOCALMENTE FORTES EM SANTA CATARINA

Ainda pela madrugada desta quarta-feira, chovia em boa parte do litoral e sul do estado, até com moderada a forte intensidade em alguns locais. Desde a tarde de ontem até o dia de hoje, os acumulados já ultrapassaram a média mensal, como em Criciúma onde choveu 187,3mm até pelo menos as 13h de hoje. Na capital catarinense choveu 84mm no bairro Itacorubi e 122mm no centro. 

De acordo com a defesa civil estadual, 16 municípios catarinenses foram afetados pelas chuvas fortes de ontem, sendo que oito deles já decretaram situação de emergência. São eles: Tubarão, Siderópolis, Gravatal, Forquilhinha, Imaruí, Maracajá, Nova Veneza e Pedras Grandes. O transbordamento do rio Sangão influenciou o município de Forquilhinha (foto abaixo), onde também passa esse rio. Segundo o portal Engeplus, só há acesso por apenas um bairro. 


Durante essa tarde voltou a chover forte localmente. A imagem de satélite abaixo, mostra as nuvens que se formaram novamente no período vespertino em SC. Veja:


Em Criciúma, onde choveu a média do mês em menos de 6 horas, a precipitação desta tarde acumulou 26,6mm. Parece muito menos, porém o solo já estava muito encharcado e vulnerável, que qualquer chuva pode causar deslizamentos. Por causa desse fator, uma cratera se abriu numa estrada entre os bairros Mina do Toco e Montenegro, como mostra a foto a seguir.


O município de Turvo, no sul, registrou fortes pancadas de chuva por volta das cinco horas da tarde, despejando 74,8mm na estação automática do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina).

Contudo, os maiores valores de chuva somente de hoje, se deram desta vez no Alto Vale do Itajaí. Em Rio do Oeste choveu 119,4mm. Já José Boiteux teve acumulado de 111,6mm. Ou seja, em ambas as cidades, choveu 75% da média esperada para todo o mês de janeiro. Ainda no Vale, Blumenau teve chuva  de 29,6mm hoje  as 18h, como é visto na foto fornecida pelo colaborador Jaime Batista.


No norte catarinense também choveu forte. Em Joinville, por exemplo, em menos de duas horas foi acumulado 56,4mm no bairro Quiriri. Como a lua está cheia, pode ocorrer alguns alagamentos pela cidade. 


Analisando os ventos em altitude (figura acima), percebe-se que o Vórtice Ciclônico - VC (centro de baixa pressão)  a 5km de altitude, se deslocou para o mar, estando as 10 horas da manhã de hoje na altura do litoral norte do RS e litoral sul de SC. O VC forma nuvens com desenvolvimento vertical apenas em suas bordas, além de resfriar ainda mais o topo dessas nuvens devido a incursão de ar frio na média troposfera. Como ontem o centro desse sistema estava no oeste, não houve chuvas por lá. No entanto hoje mudou. Em Caibi, por exemplo, um temporal em torno das 19h provocou um acumulado de 23mm, com ventos de 50km/h. 

Com a evolutiva queda de pressão a superfície, o Vórtice Ciclônico na média troposfera acabou formando um sistema de baixa pressão em superfície a leste da costa catarinense (figura abaixo). A gênese desse sistema, acarretou em fornecimento de umidade do oceano, o que associado ao relevo acidentado, formou as novas células de precipitação registradas hoje no leste do estado. 

A tendência é que o sistema de baixa pressão a superfície gerado pelo Vórtice Ciclônico, continue causando ingresso de umidade no leste catarinense. Com isso, a quinta-feira deve ser de muita variação de nuvens e chance de chuva isolada no início e fim do dia. No interior, sol e pancadas de chuva de verão. Temperaturas altas em todo o território catarinense, com máxima de 32ºC no oeste.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE, MARINHA DO BRASIL, ENGEPLUS, DEFESA CIVIL.

Nenhum comentário: