Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 23 de março de 2011

23 DE MARÇO - DIA METEOROLÓGICO MUNDIAL


Nesta quarta-feira, 23 de março, é comemorado o Dia Meteorológico Mundial. A data é comemorada desde 1961, tendo cada ano um tema envolvido. Em 2010, por exemplo, foi “60 anos ao serviço da segurança e do bem-estar”Já neste ano, o tema proposto é "O Clima e Você". Para comemorar esse dia tão precioso para quem é profissional da área e também para quem ama essa ciência tão maravilhosa, o blog Paulo Tempo fez um resumo da história da meteorologia, que segue abaixo.

-----------------------------------------------------------------

A meteorologia (do grego meteoros, que significa elevado no ar, e logos, que significa estudo) é a ciência que estuda a atmosfera terrestre, sobretudo a troposfera onde ocorre os fenômenos meteorológicos, tais como chuva, neve, granizo, raios, etc. Apesar da história da ciência atmosférica ter começado há cerca de três séculos antes de Cristo, quando pessoas faziam previsões amadoras do tempo com base na lua, sol e planetas, tudo realmente iniciou cientificamente a partir de Aristóteles, considerado o pai da meteorologia.

Aristóteles
Na Grécia Antiga, o filósofo Aristóteles, com base em suas pesquisas e esboços, publicou o livro chamado "Meteorológica", onde falava sobre o que conhecemos hoje como ciclo da água, além da divisão da terra em cinco zonas climáticas (tórrida, duas zonas frígidas e 2 temperadas).

  • No século IX, as primeiras idéias de agrometeorologia começavam a se desenhar através dos conceitos do naturalista Al-Dinaware. 
  • No ano de 1021, o árabe Alhazen, através de seus estudos sobre a refração atmosférica da luz, conseguiu por meio de geometria estimar a altura final da atmosfera, que em seu livro publicado era de 79km, o que comparado ao valor atualmente comprovado, chega a ser razoável. 
  • Em 1121, o cientista muçulmano Al-Khazini, dava luzes ao assunto "equilíbrio hidrostático", que é um balanço entre o campo gravitacional e o gradiente de pressão.
  • No século XIII, o germano Alberto Magno descobriu que as gotas de chuva eram pequenas esferas que estas eram refletidas pelo sol, formando o arco-íris.
  • Em 1441, o príncipe coreano Munjong inventou o primeiro pluviômetro padronizado.
  • Em 1451, o italiano Leone Battista Alberti, inventou o anemômetro (para medir o vento) de placa oscilante.
  • Em 1494, Cristóvão Colombo faz o primeiro relato da história, sobre um ciclone tropical em sua navegação.
Galileu Galilei

    • Em 1592, Galileu Galilei construiu um termoscópio, que associava a elevação de uma coluna de óleo com o aumento da temperatura. Depois construiu o primeiro termômetro.
    • Em 1611, Johannes Kepler faz o primero estudo científico sobre cristais de neve.
    • Em 1643, o italiano Evangelista Toricelli, inventou o barômetro de mercúrio.
    • Em 1648, o francês Blaise Pascal conclui que a pressão diminui com a altura e que há um vácuo acima da atmosfera.
    • Ferdinando II di Medice, fez a primeira rede de observações em estações meteorológicas convencionais, localizadas em Florença, Cutigliano, Vallombrossa, Polonha, Parma, Milão, Innsbruck, Osnabruck, Paris e Varsóvia.
    • Em 1662, o inglês Christopher Wren inventou o pluviômetro basculante.
    • Em 1686, o inglês Edmund Halley faz um estudo sobre vento Alísios e Monções, além de descobrir que o mecanismo das massas de ar depende do aquecimento solar.
    • Em 1714, o alemão Gabriel Fahrenheit, cria uma escala com seu sobrenome, para medir a temperatura num termômetro de mercúrio. 
    • Em 1735, o inglês George Hadley elabora uma pesquisa científica para explicar a circulação atmosférica mediante os ventos alísios.
    • Em 1742, o astrônomo sueco Anders Celsius, estabelece a escala centigrada de temperatura, que seria a antecessora da escala celsius.
    • Em 1783, o suiço Horace Benedict constroe o primeiro higrômetro de fio de cabelo..
    • Em 1802, publica em seu livro "Modificação das Nuvens", nomes das nuvens em latim.
    • Em 1806, o inglês Francis Beaufort propoe e escala de velocidade dos ventos denominada "Beaufort".
    • Em 1856, o norte-americano Wilian Ferrel propôs uma célula de circulação do ar em latitudes médias, e que os ventos eram defletidos e formavam os ventos de oeste, o que foi mais entendido no fim do século XIX.
    • No fim do século XIX, os primeiros Atlas de Nuvens foram elaborados.
    • Tor Bergeron descobriu pela primeira vez o mecanismo de formação da chuva.
    • Em 1912, Vilhelm Bjerkines elabora o primeiro modelo de ciclones, desde sua geração até a dissipação.
    • Carl Gustaf Rossby é o primeiro a explicar o escoamento atmosférico em grande escala através da dinâmica dos fluidos.
     O Telégrafo e as observações meteorológicas

    Robert Fitzroy.
    A partir de 1837, a chegada do telégrafo proporciona uma coleta ampla de dados meteorológicos para formações das chamadas cartas sinóticas, onde são descritos os valores de pressão e os sistemas meteorológicos atuantes. O primeiro serviço nacional de meteorologia foi no Reino Unido, elaborado Robert Fitzroy. Começaram ai a fazer observações meteorológicas no mar.

    A previsão do tempo

    Em 1860 começaram a ser divulgadas as primeiras previsões do tempo do serviço nacional do Reino Unido, além de avisos de tempestades. Porém, o primeiro a argumentar que a previsão do tempo poderia ser feita com base em problemas de mecânica e física, foi Vilhelm Bjerkines em 1906.

    Lewis Fry Richardson
    Entretanto, foi em 1922 que a previsão numérica do tempo foi elaborada através de várias equações físico-matemáticas construídas por Lewis Fry Richardson enquanto trabalhava como motorista de ambulância na Segunda Guerra Mundial. Em 1950, os gigantescos cálculos numéricos de Lewis para fazer uma previsão do tempo, poderiam ser feitos por computadores, como é feito nos dias atuais, porém claro com muito mais tecnologia. O que se vê de previsão numérica hoje, foi o aperfeiçoamento feito em 1960 por Edward Lorenz, baseado em Lewis.


    As primeiras imagens de satélite mostrando as nuvens

    As  primeiras imagens de satélite mostrando as nuvens foram feitas pelo satélite TIROS-1, o que foi um grande marco para a meteorologia mundial.


    --------------------------------------------------------------------

    DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO, MOSTRANDO SUA OPINIÃO SOBRE A METEOROLOGIA NO BRASIL. PARTICIPE!

    Um comentário:

    Drika disse...

    Não conheço tão a fundo o assunto, mas acho que temos tecnologia boa e confiável e excelentes profissionais no Brasil, o que falta como sempre é o reconhecimento. No mais, achei legal a valorização dos pensadores orientais na história da meteorologia, porque sempre fica parecendo que o mundo só foi descoberto e pensado pelos ocidentais ;)