Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 23 de março de 2011

ÁREA DE BAIXA PRESSÃO MANTÊM TEMPO INSTÁVEL NO NORDESTE CATARINENSE

Chuva em São Francisco do Sul
A área de baixa pressão formada em superfície sobre o nordeste de Santa Catarina devido a influência do cavado de altitude, hoje este concentrada na mesma região. Na imagem de satélite abaixo, vemos que durante a manhã de hoje a nebulosidade predominava no nordeste catarinense, principalmente no litoral. A área de baixa pressão que atua sobre o estado é representada pelos traços pretos, pois o sistema é também de caráter alongado, pois os ventos não fecham uma circulação em torno de um centro.


Com a presença de pressões baixas, além dos ventos marítimos, tivemos também o retorno dos ventos úmidos provenientes da floresta amazônica, numa altitude de 1500 metros. Essa corrente de ventos é vista na figura abaixo.
Entre o final da tarde e noite de hoje, o planalto norte do estado apresentou pancadas consideráveis de chuva, acumulando 20,4mm em Major Vieira, 18,4mm em Três Barras, 17,0mm em Mafra, 14,6mm em Papanduva e 9,2mm em Canoinhas. Nas outras áreas de SC, a chuva se concentrou na manhã e em algumas cidades também choveu no fim da tarde. Os maiores acumulados nessas áreas foi de 7,8mm em Massaranduba, 5,0mm em Joinville e 3,0mm em Itapoá.

A capital catarinense, que hoje comemora 285 anos de história, teve um dia com chuva de apenas 0,3mm no final da madrugada e variação de nuvens com algumas aparições do sol no decorrer do dia. A temperatura máxima alcançou modestos 27,6ºC, com sensação de abafamento em virtude da alta umidade do ar.

No oeste e sul do estado, não podemos dizer que as temperaturas foram modestas. Não mesmo! O ingresso de calor levou as máximas acima dos trinta graus, chegando a alcançar hoje 33,6ºC em Criciúma. Na tabela abaixo, veja os maiores valores máximos de temperatura registrados hoje no estado.

Cidade (ESTAÇÃO Temperatura máxima (ºC)
Criciúma (CIRAM)33,6
Urussanga (INMET)33,0
Caibi (CIRAM)32,3
Turvo (CIRAM)32,2
Chapecó (CIRAM)31,2
Abdon Batista (CIRAM)29,1

O motivo de não ter chovido no oeste, meio oeste, planalto sul e sul do estado,  mesmo com ingresso de umidade, é o fato de essas áreas estarem no centro do cavado em altitude, ou seja, bem na parte onde o ar desce e não permite a formação de grandes nuvens. Com o secamento do ar, a umidade caiu hoje para 45% em Urussanga. Nas partes altas daa serra catarinense, o ar seco favoreceu nova queda de temperatura devido a perda radiativa noturna. Fez 10,5ºC no Morro da Igreja e 13,8ºC em Urupema.

Devido a presença de uma frente fria no litoral do Uruguai, a tendência é que as temperaturas continuem altas em Santa Catarina, com o ingresso de calor e umidade da floresta amazônica, caracterizando o chamado calor pré frontal. Na figura abaixo, note que a massa de ar mais frio na retaguarda da frente fria, já alcançava o centro e litoral norte da Argentina. Contudo, a parte mais forte dele está no sul do continente sul-americano, onde fazia entre 0 e 3ºC as 9 horas da manhã de hoje.
Para a quinta-feira, a previsão é que a frente fria se desloque lentamente pelo litoral sul do RS, com uma parte estacionária no continente. Apesar de o sistema não alcançar o território catarinense, o afastamento do cavado de altitude e o constante ingresso de umidade e calor da floresta amazônica podem favorecer pancadas de chuva em todo o estado. 

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, TERRA WAVES.

Nenhum comentário: