Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 2 de março de 2011

ANÁLISE DO MÊS DE FEVEREIRO-2011

De maneira geral, fevereiro de 2011 foi o mês das chuvas em Santa Catarina, tanto na grande quantidade quanto no alto número de dias com registro do fenômeno. A maior parte do estado catarinense teve entre 15 e 25 dias com registro de alguma precipitação, nem que essa seja isolada. Os números mais altos se concentraram no meio-oeste, planalto sul e parte do litoral.

Já em quantidade, observe a figura a seguir, com anomalias de precipitação em fevereiro de 2011:
Perceba que praticamente todo o território catarinense teve chuva acima da média climatológica, sobretudo o Vale do Itajaí onde a anomalia ultrapassa os 200mm. Em Indaial, por exemplo, precipitou 252,3mm, cerca de 110mm a mais que o normal para o mês em questão. Já São Joaquim teve 322,0mm acumulados, sendo que o normal é chover 161,5mm. Foi o fevereiro mais chuvoso desde 1998 na cidade mais fria do país. No meio-oeste, o município de Caçador registrou 222mm, ficando 44,6mm acima da média.

Na próxima figura, você confere os valores totais de chuva em fevereiro


Em se tratando de estações meteorológicas amadoras, os acumulados foram de 333mm em Joinville, 238,8mm em Santo Amaro da Imperatriz e 302,8mm em Florianópolis (bairro Capoeiras).

Essas chuvas decorreram em sua maioria por temporais associados com áreas alongadas de baixa pressão, que impulsionavam umidade e calor da floresta amazônica para o estado, o que associado a ventos divergentes em altos níveis, contribuiu para formação de nuvens com alto desenvolvimento vertical. Houve alagamentos inclusive por conta dessas chuvas, sobretudo no Sul, Planalto Sul, Litoral Norte e parte do Vale do Itajaí. As seguidas formações de baixas pressões se deu devido a maior evaporação e elevação do ar, provocada pelo fato de o oceano Atlântico Sul estar com temperaturas de até 1,5ºC acima do normal na costa catarinense (figura abaixo). Inclusive, por conta disso, até a ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) chegou a atuar sobre Santa Catarina, salientando que este fenômeno é aquele que provoca os grandes acumulados de chuva durante o verão no sudeste do Brasil.
O estado de Santa Catarina foi influenciado diretamente por três frentes frias em fevereiro, nos dias 14, 23, e 27. Na figura onde aparece a anomalia de temperatura no Atlântico, também é percebido o fenômeno La Niña (resfriamento anormal das águas do oceano Pacífico equatorial), que favoreceu uma massa de ar frio mais significativa para esta época por volta do dia 28, quando fez menos de 10ºC na serra. Isso já dá indícios do fim do verão climático.

Já a as temperaturas máximas ficaram bastante altas, sendo as maiores em Itapiranga com 35,6ºC, Indaial com 35,2ºC e Itajaí com 34ºC. Analisando a temperatura média mensal, esta ficou até 3ºC abaixo da normal climatológica no sul do estado, ao passo que no Planalto Norte manteram-se 3ºC acima (figura abaixo).

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, o trimestre Março/Abril/Maio deve ser com chuvas abaixo do normal no centro-oeste de Santa Catarina. Já no litoral os valores de precipitação devem ficar acima da normal climatológica. As temperaturas devem ficar mais baixas que o normal no centro-sul catarinense. De acordo com a empresa Climaterra, a neve pode aparecer já em Maio, sendo que o número de geadas será maior no Outono.


DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, NOAA

Nenhum comentário: