Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 3 de março de 2011

QUINTA-FEIRA COM CHUVAS ISOLADAS EM SANTA CATARINA

 Assim como ontem, estão acontecendo chuvas bastante isoladas em Santa Catarinas, estando concentradas no Oeste, extremo Norte, Vale do Itajaí e Litoral. Nas últimas duas regiões citadas, a influência é da circulação de umidade marítima, causada por um sistema de alta pressão no oceano Atlântico na altura do estuário do rio da Prata. Mediante a figura abaixo, percebemos que os ventos oriundos desse sistema (letra A), chegam de leste na costa catarinense.
Esse fator aliado ao relevo montanhoso e ao ar mais fresco matutino, acaba formando nuvens de chuva em baixas altitudes. Isso é evidenciado quando observamos a imagem do canal visível do satélite GOES12, a qual é melhor para nuvens estratificadas pois estas refletem mais radiação solar a medida que ficam espessas.


Confira na tabela abaixo, os maiores valores de precipitação acumulada no dia de hoje no litoral e Vale do Itajaí, pelas estações meteorológicas do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) e INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).

Cidade (ESTAÇÃO Chuva 24 horas (mm)
Joinville (CIRAM)17,6
Itapoá (INMET)15,6
Florianópolis (CIRAM)14,7
Itajaí (CIRAM)9,4
São José (INMET)9,0
Urussanga (INMET)7,6
Ituporanga (CIRAM)6,4
Indaial (INMET)6,0

Já no oeste e extremo norte do estado, o relevo compreendido por planalto delimitado do litoral pela Serra Geral, não permitiu que a umidade marítima chegasse até essas duas regiões. No entanto, o cavado (área alongada de baixa pressão) que atua desde o início desse mês, continua favorecendo o transporte de umidade da floresta amazônica, porém com intensidade baixa. Na figura a seguir, percebemos que numa altura de 1500 metros os ventos chegam de norte sobre o Mato Grosso do Sul e Goiás, terminando por entrar na direção nordeste sobre o interior catarinense.
Com isso, algumas pancadas rápidas e isoladas de chuva ocorreram hoje, principalmente no oeste onde a convergência é mais direta. Em Xanxerê, por exemplo, o temporal chegou por volta das cincos horas da tarde, despejando 17,2mm de chuva. Em Dionísio Cerqueira choveu 6,8mm. Já no Planalto Norte, o máximo que se teve foi 3,4mm precipitados na estação do INMET em Rio Negrinho.

Voltando a comentar sobre o frio, a Serra catarinense apresentou novamente temperaturas baixas, porém nada comparado ao primeiro dia do mês. As mínimas mais baixas de hoje se deram em São Joaquim com 7,6ºC, seguida do Morro da Igreja com 8,4ºC e Urupema com 10,3ºC. No meio-oeste também fez um friozinho, registrando 11,7ºC em Água Doce.

A tendência é que essa condição de tempo permaneça até pelo menos o sábado, ou seja, sol em todo o estado, mas com maior quantidade de nuvens e chuva isolada no litoral e áreas próximas. O calor mais intenso fica restrito ao oeste onde pode fazer até 31ºC amanhã.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, TERRA WAVES

Nenhum comentário: