Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 6 de março de 2011

ANTICICLONE NO ATLÂNTICO AINDA INFLUENCIA PARTE DE SC

O sistema de alta pressão (Anticiclone) que atua sobre o oceano Atlântico na altura da costa da Argentina, foi substituído por outro em virtude da passagem de uma frente fria em alto mar e muito longe da costa. Por isso continuamos com a advecção de umidade para o leste catarinense, o que associado ao relevo acidentado, acaba formando nuvens do tipo orográficas, que são observadas na imagem ao lado. O Anticiclone pode ser visto na figura abaixo, identificado pela letra A. Note que ele apresenta pressão central de 1022 hPa (Hectopascais).
Nessa mesma figura, percebemos que a área de baixa pressão alongada (cavado) vistas nos dias anteriores sobre o oeste já não atua mais por ter sido desconfigurada. Por isso , apesar de a imagem de satélite mostrar alguns cúmulus, o interior catarinense não apresentou chuva hoje, segundos as estações meteorológicas do CIRAM e INMET. No entanto, no Planalto Norte, apesar da altitude, houve registro de precipitação. Isso é explicado pelo fato de os ventos úmidos estarem atuando também numa altura de até 3000 metros sobre essa região. Na figura a seguir, perceba que os valores de umidade específica nessa altitude (3000 metros) estão mais altos sobre o nordeste catarinense (áreas azuis), incluindo o Planalto Norte.

Abaixo você confere alguns acumulados de precipitação hoje em Santa Catarina.

Cidade (ESTAÇÃO Chuva 24 horas (mm)
Joinville (CIRAM)35,6
Turvo (CIRAM)7,4
Massaranduba (CIRAM)7,2
Florianópolis  (CIRAM)7,1
Itajaí (INMET)7,0
Morro da Igreja (INMET)6,6
Rio Negrinho (INMET)6,6
São José (INMET)5,6

Olhando a próxima figura, percebemos que entre o dia 2 e hoje, a região que mais choveu foi no litoral norte catarinense, com mais de setenta milímetros acumulados só nesse período. Só para se ter uma idéia, em Joinville já choveu 179,6mm neste mês até hoje, ou seja, 78% do esperado para março. O município de Itapoá também já tem bastante chuva, sendo precipitado 65,3mm no mesmo período.

As temperaturas mínimas estão seguindo baixas para essa época do ano Estado. Na serra catarinense houve mais uma madrugada de frio, com registro de 7,1ºC no Morro da Igreja, 8,2ºC em São Joaquim e 9,7ºC em Urupema. Com excessão do litoral norte, as mínimas em todo o território catarinense estão com valores abaixo dos 20ºC desde o início do mês. Em Jacinto Machado, por exemplo, fez 15,3ºC hoje pela manhã, em pleno começo de Março!

O tempo não deve ter alteração nessa segunda-feira, com previsão de sol, muitas nuvens e chance de chuva isolada no início e fim do dia no Litoral e Planalto Norte. No interior, sol e nuvens. As temperaturas mínimas seguem baixas, com valores de 11ºC no Planalto Sul e 15ºC no Litoral Sul. Já as máximas sobem, chegando a 31ºC no Oeste e 28ºC no leste.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL.

Nenhum comentário: