Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 8 de março de 2011

ENQUANTO INTERIOR TEM INIBIÇÃO DE NUVENS, O LITORAL TEM CHUVA NESTE FERIADO

Neste feriado de carnaval o estado de Santa Catarina está novamente divido entre dois padrões de tempo.  Pela imagem do satélite GOES-12 no canal visível, observa-se claramente essa distinção, sendo muito mais nuvens na faixa leste do estado e apenas alguns poucos Cúmulos pequenos no interior.


No leste e Vale do Itajaí o que tem-se é a persistente circulação de umidade marítima, provocada pelo sistema de alta pressão (anticiclone) sobre o oceano Atlântico. Na figura abaixo, nota-se que ele teve um deslocamento para leste, mas continua na altura da costa norte da Argentina.
Já estamos no nono dia do mês e a circulação de umidade entre oceano Atlântico e leste catarinense não cessa. Já são mais 100mm acumulados só nesse período, sobretudo no Litoral Norte e Grande Florianópolis. Na figura a seguir temos o número de dias sem chuva. Perceba que nas regiões citadas acima, não houve sequer um dia sem chuva até esta terça-feira.


Isso tem um motivo! Estamos com um padrão de bloqueio atmosférico no oceano Atlântico, o qual estava mais bem configurado ontem. A imagem abaixo nos mostra a carta de ventos numa altitude superior a 10km. Note que há um anticiclone (letra A) também sobre o oceano Atlântico, que é chamado de "alta de bloqueio". 


Esse anticiclone lá no alto da troposfera acaba bifurcando os ventos de oeste naquela altitude, formando uma crista (área alongada de alta pressão) sobre a região Sul do Brasil e oceano Atlântico, o que acaba definindo o sistema de alta pressão em superfície e gerando a circulação marítima. Como estamos com a atuação do fenômeno La Niña, os bloqueios atmosféricos acontecem com mais frequência.

Só no dia de hoje, a Grande Florianópolis teve mais de quarenta milímetros de chuva. Os maiores valores de chuva hoje no estado catarinense foram de 46,8mm em São José, 41,2mm em Florianópolis, 17,6mm no Morro da Igreja em Urubici, 15,4mm em Joinville e Timbé do Sul, 13,2mm em Itapoá e 12,8mm em Urussanga. Na imagem abaixo, é possível observar que os índices de instabilidade K (contorno) e Totals (colorido) juntos estavam consideráveis  (apesar de não tão altos) sobre a faixa litorânea do estado, indicando que a extensão da camada úmida ia até 3000 metros e que havia injeção de ar mais frio próximo da média troposfera, o que não acontece tanto quando se migra as áreas mais longe do mar.
Enquanto isso, no oeste e meio-oeste do estado o que agora impede ainda mais a formação de nuvens bem desenvolvidas é a presença de uma área com circulação anticiclônica de ventos numa altitude de 5km (letra A na figura a seguir), que gera descendência do ar. Por isso, não houve chuva na região. 

Essa descendência do ar provoca aquecimento e secamento por compressão adiabática. Sendo assim, as  temperaturas se elevaram e a umidade relativa teve decréscimo. A máxima mais alta de hoje foi em Caibi com 31,7ºC. Já umidade relativa mais baixa se deu em Novo Horizonte com 39%.

A previsão é da manutenção das chuvas no leste, especialmente pela manhã e noite. O que intriga na previsão para os próximos dias, é o desenvolvimento de um ciclone subtropical na costa sul do RJ na quinta-feira. Esse sistema deve ter deslocamento para sudoeste e deve passar bem perto do litoral catarinense, acarretando em chuvas mais intensas, principalmente na sexta-feira e sábado quando pode-se acumular quase 200mm. Entre o sábado e domingo esse ciclone subtropical se converteria em ciclone extratropical, deslocando-se assim para alto mar e favorecendo a entrada de uma massa de ar frio na próxima semana.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL

Nenhum comentário: