Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 24 de março de 2011

TEMPERATURA BEIRA OS 35ºC NO SUL E CHUVA FORTE ATINGE O CENTRO-LESTE CATARINENSE

O aquecimento pré frontal gerado pela aproximação de uma frente fria, causou uma noite e dia quentes em Santa Catarina nesta quinta-feira, sobretudo no leste. Já pela manhã, as temperaturas estavam perto dos 27ºC, como mostra a figura com análise de temperaturas as 9 horas de hoje.
Diferentemente de ontem , o sol apareceu bem hoje no estado. No litoral, havia um pouco mais de nuvens, mas nada que estragasse o belo amanhecer na praia da Ribanceira em Imbituba, como é visto na foto a seguir, retirada do site Terra Waves.

Imbituba - SC
Se as temperaturas já estavam elevadas pela manhã, no período da tarde elas ultrapassaram os trinta graus facilmente, chegando até a beirar os trinta e cinco graus! Em Criciúma, por exemplo, a temperatura máxima foi de 34,8ºC, sendo a mais alta de março até o momento. Ali próximo, em Urussanga, o valor máximo alcançou 34,4ºC. No restante do estado, as mais altas foram de 33,5ºC em Meleiro, 33,4ºC em Turvo, 33,0ºC em Jacinto Machado, 32,3ºC em Indaial e 31,9ºC em Massaranduba.

No decorrer da tarde, a frente fria foi deslocando-se gradativamente pelo litoral gaúcho, com uma parte semi-estacionária no continente. Porém, esse sistema causava convergência de ventos quentes e úmidos da floresta amazônica para Santa Catarina, o que favoreceram instabilidades pré frontais, inclusive fortes, mesmo sem a chegada do sistema frontal em si. A imagem de satélite das cinco horas da tarde, nos mostra nuvens com alto desenvolvimento vertical concentradas desde o meio-oeste até o sul do estado, além de uma pequena parte do extremo oeste.
Nesse horário, alguns municípios do meio-oeste catarinense registravam chuva isolada e localmente forte. Em Curitibanos, por exemplo, uma só pancada já havia despejado 15mm na estação do CIRAM, sendo 20,6mm durante todo o evento. No sul do estado, choveu ainda mais forte. No município de Jacinto Machado, por exemplo, durante as poucas horas de precipitação, o valor acumulado chegou a altos 75,2mm, sendo mais de 40mm só na primeira pancada de chuva. Nas outras áreas da região também choveu consideravelmente, com valores entre 20 e 30mm.
Durante esta noite, as nuvens de alto desenvolvimento vertical se deslocaram para o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e parte do Litoral Norte (satélite acima). A primeira região citada, foi a mais atingida em termos de quantidade de chuva. Para se ter uma idéia, em Apiúna choveu 75,6mm. Em Lontras não foi muito diferente, tendo 62,8mm precipitados em menos de 2 horas de duração. Na Grande Florianópolis e Litoral Norte os valores foram bem mais baixos, com máximo de 10,2mm em Massaranduba.

Agora acompanhe na tabela a seguir, os valores mais altos de chuva acumulada nesta quinta-feira em Santa Catarina, nas estações do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) e INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), além de algumas particulares.

Cidade (ESTAÇÃO Chuva (mm) em 24 horas
Apiúna (CIRAM)75,6
Jacinto Machado (CIRAM)75,2
Lontras (CIRAM)62,8
Aurora (CIRAM)52,6
Ituporanga (CIRAM)44,0
Turvo (CIRAM)35,8
Indaial (CIRAM)22,2
Urussanga (CIRAM)20,8
Curitibanos (CIRAM)20,6
Campo Belo do Sul (CIRAM)19,8

No oeste catarinense, apesar daquela célula convectiva formada durante a tarde de hoje, não houve registro de chuva nas estações meteorológicas da região. Entrando mais a fundo nesse assunto, a região oeste e parte do meio-oeste já tem 10 dias seguidos sem chuva até a tarde desta quinta-feira, segundo o mapa abaixo (cor verde), disponível no site do CPTEC/INPE.

Para a sexta-feira, o CIRAM prevê uma dia semelhante a hoje, ou seja, variação de nuvens, muito calor e pancadas de chuva com trovoadas. No domingo, uma frontogênese acontece no Uruguai e assim uma frente fria avança finalmente para Santa Catarina.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, TERRA WAVES

Nenhum comentário: