Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 30 de março de 2011

CHUVA DAS ÚLTIMAS 24 HORAS JÁ ULTRAPASSA 70 MILÍMETROS EM SC

A frente semi-estacionária que estava ontem sobre Santa Catarina, acabou sendo desconfigurada devido a diminuição do gradiente de temperatura nesta quarta-feira. Na parte leste do estado, o ramo frio frontal deslocou-se para o alto mar e assim o ar mais frio conseguiu adentrar, porém de forma mais oceânica. As 9 horas da manhã de hoje, o centro do sistema de alta pressão estava no oceano Atlântico a leste do Uruguai. (letra A na figura abaixo).
Esse sistema de alta pressão advectava umidade do oceano para o continente, o que associado as barreiras montanhosas localizadas no estado catarinense, acabou gerando nuvens de forma orográfica. Contudo, não foi somente a orografia que fez chover tanto hoje. Em altitude tivemos a participação do Jato Subtropical, que são ventos fortes lá no alto da troposfera, e que induzem a ascenção do ar dos baixos níveis. Esse jato é visto na próxima imagem.
Com essa indução, tivemos a formação de uma área com ventos ciclônicos (sentido horário) no sudoeste do Paraguai até uma altitude 3000 metros. Em superfície o Jato Subtropical gerou o chamado cavado invertido, ou seja, uma área com pressão menor na borda oeste de um sistema de alta pressão, que neste caso é o que está no mar. Com essas áreas de baixa pressão atmosférica estabelecidas nos baixos níveis da troposfera, o ingresso de umidade oceânica não ficou limitado a superfície, o que é comprovado na radiossondagem feita hoje de manhã no aeroporto Hercílio Luz em Florianópolis, onde vemos que a umidade relativa fica acima dos 70% até 3190 metros de altitude. (clique para ampliar)
Isso permitiu que a umidade ultrapassasse a barreira montanhosa e conseguisse alcançar áreas do oeste, meio-oeste e planalto norte catarinense. Na imagem de satélite no canal visível as 15h, podemos notar a cobertura de nuvens em boa parte do estado. O cavado invertido é representado pelos traços pretos. É também possível notar que a frente fria que desviou do leste catarinense se tornou semi-estacionária na costa de SP. 

Choveu bastante no centro-norte catarinense hoje. O maior acumulado de chuva se deu em Joinville com 70,6mm, seguida de Concórdia com 69,1mm. A chuva no oeste e meio-oeste foi distribuída entre o fim da manhã e agora a noite. Já no planalto norte e litoral norte chove desde ontem. Veja na tabela a seguir, mais detalhes dos acumulados de precipitação das últimas 24 horas no estado.
Cidade (ESTAÇÃO Chuva (mm) em 24 horas
Joinville (CIRAM)70,6
Concórdia (CIRAM)69,1
Joaçaba (INMET)66,2
Rio do Oeste (CIRAM)63,2
Caibi (CIRAM)61,8
Itapoá (CIRAM)61,6
Chapecó (CIRAM)60,7
Celso Ramos (CIRAM)54,4
Lebon Régis (CIRAM)53,4
Campos Novos (INMET)51,4
Xanxerê (CIRAM)51,0
José Boiteux (CIRAM)50,4
Canoinhas  (CIRAM)49,6
Rio das Antas (CIRAM)47,4
Aurora (CIRAM)45,6

A preocupação nesta noite é com o nível do Rio Itajaí-Açu no Alto-Vale. Em Rio do Sul, segundo o Sistema de Alerta de Cheias da Bacia do Itajaí, o nível do rio era de 4,7m as 23h. Por enquanto está em estado de atenção, mas quando passar os 5 metros entra em estado alerta. A partir dos 6 metros as regiões mais baixas podem sofrer alagamentos. Nas últimas 12 horas já choveu 30,7mm. Isso sem contar que nos últimos dias precipitou bastante nessa região.

No oeste, o município de Jardinópolis teve forte enxurrada hoje a tarde, com alagamentos e destruição parcial de ruas (foto abaixo). O rio Santo Antônio que passa pela região, chegou a 3,5 metros, cobrindo pontes e regiões ribeirinhas. Não há estação meteorológica lá, mas vimos na tabela que choveu entre 50 e 60mm na região. Como foi dito, essa chuva se concentrou num período inferior a 12 horas.
Jardinópolis-SC
Chegou a fazer frio durante a madrugada e manhã de hoje, mesmo com a cobertura de nuvens que impedia maior perda radiativa diurna. As menores temperaturas mínimas foram anotadas em Campo Belo do Sul com 7,0ºC, Morro da Igreja com 8,1ºC e São Joaquim com 10,0ºC. Durante o dia a nebulosidade deixou as temperaturas máximas baixas, com valores de 25,2ºC em Florianópolis e 23,4ºC em Caibi.

Como ventava nas partes mais altas do estado, a sensação térmica as 9 horas da manhã era de quase zero grau no pico do Planalto Sul catarinense, como mostra a figura abaixo.

Para a quinta-feira, o CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) prevê ainda um dia parecido com hoje, ou seja, nebulosidade e chuvas ocasionais. As temperaturas sobem um pouco mais, chegando a 28ºC no oeste e 26ºC no litoral.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL

Nenhum comentário: