Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 29 de março de 2011

FRENTE SEMI-ESTACIONÁRIA SOBRE SANTA CATARINA

No dia de ontem , segunda-feira, a frente fria formada no Uruguai conseguiu avançar pelo centro-leste catarinense, associada a um ramo semi-estacionário no interior do estado. Como são áreas com baixa pressão atmosféricas, a advecção de ventos quentes e úmidos de noroeste oriundos da floresta amazônica, se direcionou para o estado de SC, como pode-se ver na figura a seguir.
Os índices de instabilidade K (contorno) e Totals (colorido) estavam simultaneamente mais significativos no oeste, meio-oeste e litoral (figura abaixo), indicando a presença de grande e extensa quantidade de ar quente e úmido nos baixos níveis e um máximo de advecção de ar frio na média troposfera sobrejacente. Isso potencializada a condição de temporais pois cria cisalhamento vertical de vento, que é a grande diferença de direção e velocidade dos ventos entre altitudes diferenças e as vezes bem próximas.
As regiões com maiores valores de índices de instabilidade k e totals, foram realmente as mais atingidas ontem por temporais e ventos fortes na passagem do ramo frio frontal e também do ramo semi-estacionário. A imagem de satélite das quatro e meia da tarde da segunda-feira, nos mostra nuvens com alto desenvolvimento vertical, com topos frios que no interior alcançaram até -80ºC, o que nos diz que a nuvem chegou a uma altitude superior a 15km.

O dia praticamente não foi de muito sol, tendo até chovido na madrugada. Contudo o pouco que o sol apareceu ajudou a dar mais energia ao sistema. Por volta das 15h, o temporal chegou a Grande Florianópolis. Na capital, as rajadas de vento no aeroporto Hercílio Luz alcançaram 80km/ħ. Pelas características foi uma frente de rajada (gust front), que acontece quando o ar frio descende dos altos níveis e gera uma corrente de ventos muito forte, a qual ascende o ar quente na dianteira, por isso é chamada de frente de rajada. Uma dessas características foi a forte queda de temperatura, que chegou a a cair de 27,1ºC para 21,4ºC em menos de uma hora. Outra foi a virada do vento, que era de noroeste mas virou bruscamente para sul na rajada máxima. A chuva até que foi relativamente bem distribuída, com acumulado de 7,3mm no Itacorubi e 6,9mm em Capoeiras. No último bairro, onde os ventos chegaram a 48km/h, o colaborador Eduardo Hames tirou foto mostrando as nuvens verticais.
Florianópolis-SC
Antes de chegar na capital, a tempestade havia passado por São José com as mesmas características. A temperatura caiu de 27,5ºC para 21,7ºC (ver gráfico abaixo) em um período de uma hora e o vento teve brusca mudança na direção. A rajada máxima foi 54,3km/ħ. Em todo o tempo de chuva, São José teve um pouco mais de acumulação, registrando 10,2mm. O colaborador Piter Scheuer afirmou ter observado uma nuvem funil (princípio de tornado mas que não toca o chão) no bairro Campinas.
Gráfico de temperatura em São José-SC
No meio-oeste, um dos municípios mais atingidos pelo temporal associado a frente semi-estacionária, foi Caçador, onde choveu 19,2mm nos primeiros minutos de precipitação. O vento teve também brusca mudança na direção, chegando a uma velocidade de 61,2km/h na rajada, o que causou prejuízos em 100 casas, além de falta de energia elétrica em alguns bairros. Outras áreas do meio-oeste também tiveram bastante ventania, como em Abdon Batista e Celso Ramos, com 55,8km/h e 46,2km/h, respectivamente.

No oeste, onde estavam as nuvens mais carregadas, tivemos forte chuva em Dionísio Cerqueira, a qual despejou 29,2mm no pluviômetro do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) na primeira hora de precipitação. Em Chapecó, o vento chegou a 50km/ħ e a chuva acumulou 14,2mm nos primeiros minutos. Já em Novo Horizonte, tanto o vento quanto a chuva foram bem intensos, com rajada máxima de 51,1km/h e uma precipitação acumulada de 27,6mm em pouco tempo. Não houve notícias de estragos nessa região.

Outra área do estado bastante atingida pelos temporais foi o Vale do Itajaí. Por volta das 16h:30, hora da imagem de satélite mostrada anteriormente, o município de Blumenau teve chuva e ventos fortes, os quais causaram destelhamentos e queda de energia elétrica, além também de alguns alagamentos relâmpagos (foto abaixo). Segundo a estação meteorológico da RBS, o vento alcançou 49,9km/h e a temperatura teve um decréscimo de 3,3ºC em poucos minutos. Além de Blumenau, outros municípios do Vale e também do litoral norte catarinense tiveram problemas de abastecimento de energia devido ao forte vento, sendo eles Luís Alves, Massaranduba e Timbó. Em Massaranduba, não há dados de vento, mas a estação do CIRAM registrou um valor de chuva de 8,8mm em pouco tempo.

Blumenau-SC
No sul do estado, a maior parte da região teve chuva mais distribuída ao longo do dia. No entanto na parte norte desta região, houve um máximo de precipitação associada a temporal, sendo que em Urussanga choveu 12,2mm no início da tarde.

Apesar de o ramo frio do sistema frontal ter atingido Santa Catarina, a presença de dois Anticiclones (sistema com pressão maior que a vizinhança e ventos no sentido anti-horário) nos níveis médios e altos da troposfera, um sobre o Sudeste e outro sobre o Centro-oeste do Brasil (letra A na figura a seguir), impediram seu deslocamento e assim nesta terça-feira temos a presença de uma frente semi-estacionária sobre todo o território catarinense. Por isso o tempo está com muitas nuvens e ocorre chuvas em muitas áreas. Nas últimas 24 horas, os maiores acumulados de chuva associada ao sistema descrito acima, foram de 56,2mm em Urubici, 36,8mm em São Joaquim, 27mm em Timbé do Sul, 25,6mm em Novo Horizonte, 23,2mm em Joinville, 23,0mm em Criciúma, 22,8mm em Itapoá, 22mm em Xanxerê e 20,8mm em Água Doce.
Como os ventos na frente semi-estacionária estão soprando de sudeste, houve advecção de ar frio para o estado, o que somado a nebulosidade, acabou deixando o dia bem ameno nesta terça-feira. As temperaturas mínimas ficaram todas abaixo dos 20ºC. As máximas não ultrapassaram muito os vinte e cinco graus, sendo que as cidades onde houve as maiores temperaturas foram Itapoá com 24,5ºC e Itajaí com 24,2ºC. Veja que essas cidades se situam no norte do estado, ou seja, mais próximas a parte quente do sistema.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL

Nenhum comentário: