Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 31 de março de 2011

CHUVAS DIMINUIRAM E SOL CONSEGUIU APARECER MAIS EM SC

Parcialmente nublado hoje as 8h em Itajaí-SC
A foto acima, tirada por Thiago Relvas do site Terra Waves, nos mostra o céu de Itajaí as 08h:05 da manhã desta quinta-feira. Note que havia nuvens, mas em quantidade bem menor que ontem. Naquele horário, a estação do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) registrava temperatura de 20,3ºC. A chuva por lá cessou por volta das 4 horas da madrugada, tendo bons aparecimentos de sol e voltando a precipitar um pouco agora a noite. No total choveu 6,6mm.

Assim se comportou o dia de hoje em boa parte do centro-leste catarinense, ou seja, chuva nos extremos do dia e sol no decorrer do período. A quantidade de chuva em relação as 24 horas de ontem diminuiu muito, sendo que o maior valor se deu em Indaial com 8,2mm, seguida de Itajaí e Timbé do Sul, com 6,6mm e 5,2mm, respectivamente. No Vale, o rio Itajaí-Açu que passa por Rio do Sul alcançou 5,2 metros, deixando em estado de alerta o CEOPS. Em Apiúna, Blumenau e Ibirama o nível é de atenção. No entanto, como a chuva está menos frequente e menos intensa, os níveis dos rios já começaram a baixar desde a tarde.

O que causou a diminuição das chuvas no estado, foi a desintensificação do Jato Subtropical e a entrada de uma crista entre médios e altos níveis da troposfera sobre o estado catarinense. Esse sistema é uma área alongada de alta pressão atmosférica, que inibe a ascenção do ar até esses níveis. Os ventos neste sistema vão de sudoeste para nordeste, como pode-se notar nas duas figuras abaixo, uma com ventos em 500 hPa (5km de altitude) e outra com ventos em 200 hPa (10km de altitude).
Com isso, a circulação marítima voltou a ficar limitada ao litoral, em função apenas das barreiras montanhosas que geram nuvens orográficas. O sistema de alta pressão que advecta essa umidade marítima é visto na próxima figura, representado pela letra A.
As temperaturas, como previsto pelo CIRAM, se elevaram mais hoje, tendo máximas de 28,1ºC em Caibi, 26,6ºC em Itapoá, 26,5ºC em Concórdia, 26,3ºC em Urussanga, 25,6ºC em Turvo e 25,4ºC em São José.

Agora a noite, o Jato Subtropical voltou a se intensificar a acaba gerando nuvens sobre grande parte do estado, pois a indução de ascenção do ar causada por ele decresce a pressão e faz a umidade marítima chegar. e gerar nuvens estratificadas na média troposfera (Altostratus). No entanto, a região mais atingida pela circulação de umidade do sistema de alta pressão é realmente o leste do estado, onde há nuvens do tipo Stratus, Stratocumulus e por ventura Nimbostratus. Na imagem de satélite no canal infra-vermelho mostrada abaixo, percebemos cobertura de nuvens sobre SC as 20h. Note que a nebulosidade está menos aparente neste canal, indicando que são nuvens "quentes", ou seja, nuvens que não ganham tanto desenvolvimento vertical e são formadas basicamente por água no estado líquido.


Para a sexta-feira, de acordo com o CIRAM, a tendência é de variação de nuvens com sol em todo o estado. A diferença é que no interior pode chover apenas a noite, enquanto que no leste a chuva fica concentrada nos extremos do dia. As temperaturas máximas alcançam 30ºC no oeste, 26ºC no leste e 23ºC no planalto serrano.

Na próxima postagem, não deixe de acompanhar a análise do mês de março aqui no blog Paulo Tempo. Aguarde!

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, CEOPS, TERRA WAVES.

Nenhum comentário: