Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 9 de março de 2011

CHUVA FORTE SE CONCENTRA NO SUL CATARINENSE E CAUSA INTERDIÇÃO DA SERRA DO RIO DO RASTRO

Hoje tivemos uma mudança na circulação dos ventos em Santa Catarina, porém não em superfície. O anticiclone (área com ventos no sentido anti-horário e pressão maior que a vizinhança) a 5km de altitude, comentado na última postagem, hoje teve deslocamento para nordeste a esteve atuando com seu centro sobre boa parte do litoral catarinense e oceano Atlântico adjacente, como mostra a figura acima. Por isso fez mais sol nesta quarta-feira sobre o leste do estado. A descida do ar até a superfície, causada por esse anticiclone na média troposfera, acabou dificultando a formação de nuvens mais desenvolvidas, como pode-se observar na imagem de satélite do meio-dia.

Com o maior aparecimento do sol, as temperaturas rapidamente se elevaram. Na tabela a seguir você confere os maiores valores de temperatura registrados hoje em todo o estado de Santa Catarina.

Cidade (ESTAÇÃO Temperatura máxima (ºC)
Caibi (CIRAM)32,4
Urussanga (INMET)31,2
Chapecó (CIRAM)30,7
Criciúma  (CIRAM)30,5
Concórdia (INMET)30,2
Itajaí (INMET)29,6
Indaial (INMET)29,5
São José (INMET)29,3

Agora note novamente na primeira figura dessa postagem, que sobre o Uruguai há traços pretos com orientação noroeste-sudoeste. Esses traços na verdade representam um cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica) na média troposfera (5km de altitude), que conseguiu se deslocar da Argentina para o Uruguai em virtude do enfraquecimento do bloqueio atmosférico, visto na última postagem aqui do blog. Na borda desse cavado em altitude, o ar se eleva desde a superfície, declinando a pressão atmosférica na baixa troposfera. Com essa situação, houve "canalização" da umidade marítima para o litoral e regiões próximas, além do aumento na velocidade desses ventos úmidos.

Ao longo da tarde, esse cavado deslocou-se e posicionou seu eixo entre o nordeste do Uruguai e sudeste gaúcho. Por isso a canalização de umidade começou abrangeu o litoral catarinense, sobretudo no sul do estado, fazendo o anticiclone ir para o alto mar. Comparando a imagem de satélite abaixo com a mostrada anteriormente, é notável o aumento de nebulosidade.


A chuva chegou localmente intensa. Em Timbé do Sul, por exemplo, em cinco horas de duração, a chuva acumulou 79,4mm no pluviômetro da estação automática do CIRAM. Por lá, o total de chuva deste comecinho de mês já chega a 117,3mm junto com a chuva de hoje, representando 70% da média climatológica do mês de março. Tal situação se repetiu nas demais áreas de encostas, como Lauro Muller, Guatá. O DEINFRA chegou a interditar a Serra do Rio do rastro em virtude da forte precipitação.

Na Grande Florianópolis a chuva chegou mais tarde, por volta das 23h. Em Florianópolis choveu apenas 1mm, mas em São José que fica do lado, precipitou 6mm. No mesmo horário começava a chover em alguns lugares do norte catarinense, como em Itapoá, onde em uma única pancada o pluviômetro acusou 14,6mm. No Alto Vale do Itajaí também houve chuva, porém bem menos intensa, com máximo de 0,8mm em Aurora.

Para a quinta-feira a previsão é que o cavado a 5km de altitude continue estimulando a queda da pressão e o aumento da convergência de umidade marítima para a costa catarinense. Por isso o dia deve ser de tempo instável, com chuva a qualquer hora. No interior pouca chance de chover. Na sexta-feira, o sistema ganha reforço de outro cavado, só que este numa altitude superior a 10km. Esses dois cavados devem se deslocar lentamente pelo Sul do Brasil, terminando por formar um ciclone subtropical na costa do RJ no final da sexta-feira, que se converteria a ciclone extratropical a medida que se deslocasse para o litoral catarinense. no sábado No domingo, esse ciclone pode impulsionar a entrada de uma massa de ar frio intensa para essa época do ano, talvez a mais forte de 2011 até o momento.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL.

Nenhum comentário: