Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 10 de março de 2011

VÓRTICE CICLÔNICO CAUSA CHUVA SUPERIOR A 100 MILÍMETROS EM SC

O cavado na troposfera média comentado na postagem de ontem aqui no blog, acabou fechando sua circulação e se convertendo para um Vórtice Ciclônico, cujo sistema também é de baixa pressão e com ventos no sentido horário no hemisfério sul. Na figura a seguir, podemos ver esse sistema (sigla VC) sobre o sudoeste gaúcho
.

Esse vórtice ciclônico possui descendência de ar em seu centro, mas em suas bordas apresenta ascendência e consequentemente queda da pressão atmosférica entre a superfície e 1500 metros de altitude. Essa queda de pressão atmosférica acabou reforçando o ingresso de umidade do oceano Atlântico, que pode ser comprovado pelo aumento na velocidade dos ventos (figura abaixo)
Como o declínio de pressão não foi só em superfície, até uma altitude de 1500 metros tinhamos convergência de umidade do oceano e também agora da floresta amazônica. A próxima figura mostra bem esse padrão.
Note na imagem de satélite, que onde o Vórtice Ciclônico está não há nebulosidade significativa, o que caracteriza bem a descendência de ar em seu núcleo. Já nas bordas, ou seja, centro-norte e litoral do Sul do Brasil, as nuvens cresceram rapidamente e ganharam bastante altura.

Durante a tarde, várias pequenas células convectivas cresceram no interior catarinense. No leste, sobretudo no sul, a nebulosidade foi mais persistente e quase não deixou o sol aparecer. Ao fim da tarde e noite, as nuvens com maior desenvolvimento vertical se concentraram no norte catarinense. A animação de imagens de satélite a seguir, entre as 16h e 22h mostra bem essa condição, dando destaque também ao giro no sentido horário, determinado pelo Vórtice Ciclônico.


As maiores precipitações hoje em Santa Catarina se deram em Massaranduba onde em apenas 6 horas de duração, choveu 137mm, sendo equivalente a 65% do esperado para todo o mês de março! Em Joinville, choveu 124,4mm na estação do CIRAM no bairro Quiriri. Como a maior parte dessa chuva foi em pouco tempo, o resultado foram vinte ruas alagadas (foto abaixo) e bloqueadas, sendo que os bairros mais afetados são Anita Garibaldi e Itaum, segundo a defesa civil.

Joinville - SC
No Vale do Itajaí, quem sofreu com a chuva foi Blumenau, onde a estação meteorológica da RBS Meteorologia registrou 61,4mm de precipitação entre a tarde e esta noite, o que acabou causando alagamentos pela cidade, além do transbordamento do ribeirão Itoupava (foto abaixo). Em Pomerode também houve alagamentos, com a água chegando a 1 metro de altura. No município de Timbó, a estação automática do CEOPS acumulou 74,1mm de precipitação.

Blumenau - SC
Na tabela abaixo, o internauta confere os maiores valores de precipitação acumulada hoje no leste catarinense.

Cidade (ESTAÇÃO Precipitação 24 horas (mm)
Massaranduba (CIRAM)137,0
Joinville (CIRAM)124,4
Timbó (CEOPS)74,1
Rodeio (Particular)69,1
Blumenau (RBS)61,4
Indaial (INMET)43,0
Florianópolis (CIRAM)40,4
Itajaí (INMET)39,0
José Boiteux (CIRAM)29,8
Meleiro (CIRAM)23,6

No interior do estado, apesar de bem mais isolada e mal distribuída, houve bons acumulados de chuva associados a descargas elétricas. Em Xanxerê, por exemplo, precipitou 20mm na estação do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) por volta das três horas da tarde. Em Chapecó, as duas pancadas de chuva, uma pela manhã e outra a tarde, somaram 24,9mm nesta quinta-feira. No meio-oeste o maior valor foi em Abdon Batista com 18,8mm e Caçador onde choveu 17,2mm as 18h, numa única pancada. Já na serra catarinense, os acumulados foram mais baixos, chegando a no máximo 7,2mm em Campo Belo do Sul.

A tendência é que o Vórtice Ciclônico tenha lento deslocamento e ainda provoque chuvas nessa sexta-feira em Santa Catarina, principalmente a tarde e a noite. Entre sábado e domingo esse Vórtice ajuda a intensificar uma baixa pressão em superfície que está na costa do Sudeste do país. Assim essa baixa evolui para ciclone subtropical e deve trazer mais chuvas para esses dois dias, além de agitação marítima e ventos a medida que passa pela costa.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, FURB, MARINHA DO BRASIL, METSUL, DIÁRIO CATARINENSE, A NOTÍCIA

Nenhum comentário: