Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 25 de março de 2011

FRENTE FRIA SE AFASTA MAS CAVADO MANTÊM INSTABILIDADE

Nublado com chuva em Laguna - SC
A instabilidade que começou ontem pelo estado em virtude da convergência de umidade da floresta amazônica para o estado por conta da presença de uma frente semi-estacionária no RS, provocou um dia com pancadas fortes de chuva no território catarinense. Antes de nos ater ao dia de hoje, gostaria de mencionar o alto acumulado de chuva ontem a noite no litoral norte catarinense, que aconteceu um pouco depois da postagem do blog, e que perdurou pela primeira hora desta sexta-feira. Em São Francisco do Sul, chegou a chover 63,2mm em menos de duas horas de duração.

Nesta sexta-feira, a frente fria passou pelo litoral gaúcho e desviou para o oceano. No entanto, o sistema deixou uma área alongada de baixa pressão (cavado) nos níveis baixos da troposfera entre SC e o estado gaúcho. Isso aconteceu por dois motivos. Um é a presença do Jato Subtropical na divisa de nosso estado com o RS, que induz a elevação do ar e a queda de pressão atmosférica abaixo dele. Esse jato é visto na figura abaixo pelas partes coloridas, onde o vento alcança até 170km/h no sudeste gaúcho.
O segundo fator é o afastamento de um Anticiclone (área com circulação de ventos no sentido anti-horário) na média troposfera para o PR e leste do Paraguai (letra A na figura abaixo), o que contribui para o avanço de um cavado que se encontrava as 9 horas de hoje no nordeste argentino.
Com a queda de pressão atmosférica, aumenta ainda mais a convergência de umidade e calor através dos Jatos de Baixos Níveis (ventos fortes de noroeste vindos da floresta amazônica). O oeste do estado, cuja região enfrentava 10 dias seguidos sem chuva, registrou chuvas localmente fortes na manhã de hoje, justamente devido ao afastamento daquele anticiclone de médio nível Por volta das 07 horas, uma intensa célula convectiva se localizava na divisa da região com o sul/sudoeste do PR, como é visto na imagem de satélite abaixo.

Em Novo Horizonte, o acumulado de precipitação foi de 39,2mm durante o temporal. Um pouco depois, as 10 horas, quem tinha chuva era Chapecó, porém com apenas 2,8mm. Já o meio-oeste teve pancadas de chuva no meio da tarde, com registro de 7,0mm em Abdon Batista. No sul do estado, o dia foi mais nublado e com chuva ocasional, somando 23,8mm em Jacinto Machado. Ainda no sul, Nova Veneza teve 18mm. Choveu também, de forma mais fraca, no Vale e Planalto Serrano, com até 6,4mm em Indaial.

Na imagem de satélite das 15h:45min, podemos notar nuvens com maior desenvolvimento vertical no oeste, parte do meio-oeste, planalto sul e litoral sul catarinense.


No sul do estado, a cobertura de nuvens fez a região ter as menores temperaturas máximas desta sexta-feira. Para se ter uma idéia, as máximas foram mais altas em São Joaquim onde fez 23,6ºC, do que em Jacinto Machado que obteu 21ºC. Contudo a menor máxima da região foi em Timbé do Sul com 19,2ºC. No Vale do Itajai, as temperaturas ficaram também mais amenas, com registro de 23,1ºC no município de Lontras. Por outro lado, nas outras áreas do estado fez calor, sendo que no oeste, a estação do CIRAM acusou 33,4ºC em Caibi e 27,4ºC em Itajaí.

O sábado deve seguir semelhante ao dia de hoje, ou seja, variação de nuvens, calor e pancadas de chuva com possíveis trovoadas e até granizo isolado. Pode fazer até 31ºC no oeste, sendo que nas outras áreas varia entre 26 e 28ºC.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL

Nenhum comentário: