Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 23 de abril de 2011

BLOG PAULO TEMPO COMPLETA 4 ANOS!

Neste sábado, dia 23 de abril de 2011, o blog meteorológico Paulo Tempo completa exatamente 4 anos de existência. Me lembro muito da primeira postagem, a vontade de criar um espaço onde haveria publicação de análises do tempo em Santa Catarina. Sempre dedicado ao meu querido estado, procurei e procuro levar a melhor análise técnica do tempo e clima para os catarinenses e também outros visitantes.

Os primeiros métodos de análise se baseavam em imagens de satélite, radares e estações meteorológicas. Logo, comecei a utilizar também cartas sinóticas (onde há descrição dos fenômenos meteorológicas e valores de pressão atmosférica), colocar fotos, vídeos e informações de observadores voluntários, os quais quero agradecer profundamente pela ajuda. Mais recentemente, após ter me formado como técnico em meteorologia no IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) e ganhado ainda mais conhecimento, comecei a gerar mapas meteorológicos baseados em dados de modelos numéricos computacionais aplicados a meteorologia, com variáveis tais como pressão a superfície, vento, temperatura, índices de instabilidade, etc. 

De maneira geral, o blog foi se transformando ao longo do tempo, tendo na página principal os dados atuais de estações meteorológicas, imagens de satélite, radar, temperatura média global, aviso de tempo severo, entre outros. O blog também ganhou espaço nas rede sociais, tais como Orkut, Facebook e Twitter. Foram criadas subpáginas com informações do tempo no mundo, acompanhamento de ciclones e tornados, espaço para relatos de tempestades, imagens de webcams do tempo, entre outros. Peço desculpas por não poder muitas vezes atualizar todas essas páginas em virtude de falta de tempo disponível. No entanto, tento manter em primeiro lugar as postagens diárias, que para mim servem também de auto aprendizado. Uma inovação foi também a criação do pequeno fórum "Como está o tempo aí?", onde o visitante informa como está o tempo atual em sua região de forma rápida e fácil.

Com relação a visitantes, infelizmente eu não havia colocado um contador de visitas desde a criação do blog em 23 de abril de 2007. Inseri um em 2008, mas que sem motivos aparentes parou de funcionar. Porém, o contador mais antigo foi colocado pelo próprio blogspot, chamado "Estatísticas do Blogger". Segundo esse contador, o blog teve 87375 visitas desde maio de 2010 até ontem (22/04). 

O blog Paulo Tempo se tornou conhecido também mundialmente. Os 5 países que mais visitaram foram Portugal, Estados Unidos, Argentina, Paraguai e Uruguai. A postagem mais vista foi "TORNADO EM BARRA VELHA E TROMBA D'ÁGUA EM FLORIANÓPOLIS. HAJA FÔLEGO!". Já a página mais visitada foi a de "webcams", seguida de "Monitoramento de Ciclones tropicais". 

Gostaria de agradecer a todos os visitantes, colaboradores, observadores voluntários e parceiros. Sem vocês esse trabalho não seria completo. Apesar de estar atarefado com a faculdade de física, não irei de jeito algum largar o blog. Tentarei sempre mantê-lo atualizado e com qualidade para seus leitores. Abraço a todos e também claro: Feliz Páscoa!.

Nenhum comentário: