Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 16 de abril de 2011

FRENTE FRIA PASSA POR PARTE DE SANTA CATARINA

A frente fria que estava no RS ante-ontem, teve aumento em sua intensidade devido a uma ciclogênese extratropical (formação de um ciclone extratropical) sobre o mar na altura do litoral sul gaúcho. Na figura abaixo, vemos a análise de ventos e pressão atmosférica a superfície. O ciclone em formação é representado pela letra B.
Nas duas figuras abaixo, temos um corte vertical de temperatura na troposfera entre a superfície e uma altitude de 12km, desde a latitude 44ºS até 25ºS, sendo uma longitude fixa de 51ºW. Nela é possível identificar bem quando tem-se uma frente fria, frente quente, estacionária, oclusa, entre outros sistemas. Perceba que na segunda figura (hoje), o ar frio se deslocou mais em relação a primeira (ontem). Note ainda que a camada de ar mais quente (isoterma de 21ºC) subiu um pouco em relação a ontem, e que o ar frio nas latitudes mais altas teve um pequeno achatamento. Isso nos indica que a formação do ciclone realmente impulssionou a frente fria, que pela segunda figura parece estar em torno da latitude 32ºS.
Antes da chegada desse sistema frontal, o dia se comportou com sol e variação de nuvens em Santa Catarina. No sul catarinense, a presença de nebulosidade foi um pouco maior, como vemos na foto tirada em Imbituba pela manhã, disponível no site Terra Waves.
Imbituba-SC
Justamente no sul ocorreram as menores temperaturas máximas de hoje, tendo feito 25,0ºC, 24,3ºC em Turvo e 23,9ºC em Meleiro. Já no restante do estado fez mais calor, com máximas de 30,5ºC em Massaranduba, 30,0ºC em Itajaí, 29,0ºC em Três Barras, 28,5ºC em Caibi e 28,0ºC em Andon Batista.
No decorrer do dia, a nebulosidade aumentou (satélite acima) e foi registrado chuva desde a metade da tarde em diante. Foi o caso de Lebon Régis no meio-oeste, onde por volta das três horas da tarde choveu 16,2mm. No planalto norte a chuva veio um pouco mais tarde, porém com acumulados baixos, sendo que precipitou apenas 3,2mm em Major Vieira. No sul do estado onde a nebulosidade era maior e onde passava a frente fria, o maior valor de chuva se deu em Criciúma com 9,2mm. Em Urussanga choveu menos, totalizando 4,4mm no pluviômetro.

Na imagem de satélite de agora, vemos uma nebulosidade mais acentuada sobre o oceano, sendo mais fraca sobre SC. No alto mar, a letra B representa a atual posição do ciclone extratropical, que ainda não teve sua oclusão completa.
Por causa da presença desse ciclone, a entrada de vento do quadrante sul em solo catarinense foi com rajadas. Em Araranguá, por exemplo, o vento máximo registrado pela estação meteorológica do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) foi de 53,6km/h.

Como o sistema frontal frio (frente fria) passou ao largo do litoral e tende a se deslocar para o mar, o domingo deve ser de sol e continuação do calor, sobretudo no interior e regiões próximas do PR. No litoral o vento começa de leste mas passa para nordeste no decorrer do dia em virtude do deslocamento da massa de ar frio pós frontal para alto mar. O vento de leste citado, pode provocar alguma chuva isolada no período noturno.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM MARINHA DO BRASIL, TERRA WAVES.
Mapas de elaboração própria

COMENTE ESSA POSTAGEM! CLIQUE LOGO AQUI EMBAIXO

Nenhum comentário: