Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 17 de abril de 2011

NOVA FRENTE FRIA E NOVO CICLONE

Nem bem passou a frente fria ontem a noite pelo litoral catarinense, outra já se formava a partir da gênese de um novo ciclone extratropical na costa argentina. Na figura abaixo, é possível ver essa frente fria representada pela linha com triângulos azuis e o ciclone pela letra B.
Na próxima figura, temos um corte vertical da troposfera na região onde está localizada a frente fria, mostrando as temperaturas desde a superfície até uma altitude de 12km, entre as latitudes 46ºS e 23ºS. Note que da latitude 39ºS a 35ºS o ar frio "afunda", fazendo formar uma parede de ar quente na latitude 32ºS. Isso indica que o ar frio passa por baixo do ar quente e o faz levantar, ou seja, a frente fria em si.
Quem favoreceu a formação desse novo ciclone extratropical foi um intenso cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica) na média troposfera (5km de altitude), que é representado na figura abaixo pelos traços pretos. Esse cavado nessa altitude favorece a ascenção e consequente confluência de ar quente e úmido em superfície, gerando uma baixa pressão e por fim um ciclone de origem extratropical.
A frente fria se deslocou muito rápido e já está sobre o norte do RS, mas também atuando sobre Santa Catarina nesta noite. Na imagem de satélite abaixo, percebemos nuvens com alto desenvolvimento vertical sobre o estado, ou seja as Cumulunimbos, que provocaram pancadas de chuva com trovoadas e até granizo e vendavais. Tais nuvens, se estendem até o oceano, onde está o ciclone extratropical.
Segundo as estações do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), já houve pancadas de chuva isoladas nas últimas horas em boa parte do estado, principalmente no planalto serrano e meio-oeste. Em Campo Belo do Sul, por exemplo, choveu 38,8mm as 22h. No município de Xanxerê, além da chuva de 14,8mm, o vento alcançou um velocidade máxima de 55,8km/h. Mas vento forte mesmo aconteceu em Celso Ramos, onde agora pouco foi acusado uma rajada de 97km/h. Já em Abdon Batista, o vento chegou a 40km/h e precipitou 21,6mm, sendo isso dividido em duas pancadas de chuva, uma as 16h e a outra as 23h. Em Porto União a chuva começou as 19h e foi até as 21h, acumulando 21,7mm na estação do CIRAM. No sul do estado, a chuva mais intensa, apesar de pouco expressiva, se deu em Criciúma, onde precipitou 9,4mm com rajada de vento de 38km/h.

Antes da chegada das nuvens de chuva, o território catarinense teve um dia de sol e calor, como estava previsto pelo CIRAM. As temperaturas máximas altas hoje foram de 32,9ºC em Caibi, 31,4ºC em Criciúma, 30,6ºC em Urussanga, 30,4ºC em Concórdia e 28,4ºC em São José. As cidades que tiveram as maiores temperaturas mínimas de hoje foram Massaranduba com 21,5ºC e Florianópolis com 21,3ºC.

A tendência, segundo o CIRAM, é que a a frente fria ainda provoque risco de tempestades amanhã (segunda-feira), podendo cair granizo e ter ventos fortes em pontos isolados.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL

Nenhum comentário: