Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 10 de maio de 2011

ÁREA DE BAIXA PRESSÃO SE FORMA E PROVOCA CHUVA EM SC

Nesta terça-feira, o céu ficou praticamente nublado na maior parte do dia sobre Santa Catarina. Isso em função da instabilização da troposfera, que se deu em virtude da presença do Jato Subtropical (ventos fortes em altos níveis da troposfera), visto na figura abaixo pelas cores mais avermelhadas.
A partir do Jato Subtropical, a advecção de vorticidade ciclônica formou um cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica) sobre a Argentina, que também é visto na próxima figura, representado pelos traço pretos.
Com isso, o ar dos baixos níveis até a média troposfera ganhou maior ascendência, o que decaiu a pressão a favoreceu o ingresso de umidade da floresta amazônica através dos ventos de noroeste (figura abaixo). 
Nessas situações, é interessante analisar um corte vertical da troposfera, que na figura abaixo representa a latitude 27.5ºS, entre as longitudes 69ºW e 42ºW, desde os baixos níveis até uma altitude de 16km (100 hPa). Note que entre as latitudes 66ºW e 50ºW, o ar úmido (cor azul) se eleva até uma altitude de 10km, onde a partir daí acaba divergindo para os lados devido a temperatura do ar que sobe ser menor ou igual a do ar local, criando um circulação na forma de uma célula. Essa região representa uma área compreendida desde o norte da Argentina até o Planalto Sul catarinense.
Agora veja a imagem de satélite abaixo. 
Note que do oeste/noroeste gaúcho em direção a oeste, as nuvens se organizam em pequenas células isoladas, porém intensas. Isso decorre de haver uma grande camada de ar seco acima delas, que é bem vista naquela figura de corte vertical da troposfera, na qual essa região é da longitude 57ºW para a esquerda (oeste). Já da latitude 58ºW em direção ao leste, a coluna de ar úmido é mais extensa, ou seja, vai desde os baixos níveis até a altitude de 10km. O resultado na imagem de satélite são nuvens mais organizadas e com maior "poder" de precipitações por várias horas.

Segundo o CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), as regiões que tiveram os valores mais altos de chuva foram o meio-oeste, planalto sul e parte do vale do Itajaí. Porém como dito, as precipitações no centro do estado foram de caráter moderado e duradouro. Um exemplo é Abdon Batista, onde choveu 91,4mm entre as 10h e 19h. Outro exemplo é Campo Belo do Sul, que teve precipitação acumulada de 70,8mm desde o meio-dia até as 22h. Na tabela abaixo você confere outros valores de chuva pelo estado nesta terça-feira. 

Cidade (ESTAÇÃO Chuva (mm) 10/05
Abdon Batista (CIRAM)91,4
Campo Belo do Sul (CIRAM)70,8
Campos Novos (CIRAM)66,8
Celso Ramos (CIRAM)61,2
Aurora (CIRAM)51,4
Rio do Oeste (CIRAM)47,2
Painel (CIRAM)32,0
São Joaquim  (CIRAM)22,0
Concórdia (CIRAM)20,6
Itajaí (CIRAM)20,3
Florianópolis  (CIRAM)13,7

Para a quarta-feira, o CIRAM prevê um dia com bastante variação de nuvens e chance de chuva a qualquer hora do dia. Temperaturas amenas. 

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL

Nenhum comentário: