Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 8 de maio de 2011

TROPOSFERA SE INSTABILIZOU NESTE DOMINGO DAS MÃES

Neste domingo das mães, tivemos a rápida passagem de uma frente fria pela costa catarinense. Para se ter uma idéia da velocidade dessa frente fria, as 9 horas da manhã ela estava ainda no litoral do Uruguai! Ou seja, em menos de de 12 horas ela atravessou toda a costa do Uruguai, do RS e parte da costa catarinense!Nas duas cartas meteorológicas feitas pela Marinha do Brasil, é possível observar essa situação descrita, sendo que a frente fria é representada pela linha com vários triângulos em azul.

A frente fria em si só aumentou a nebulosidade nas áreas próximas ao mar e organizou a umidade que vem da floresta amazônica (figura abaixo). Entretanto, não foi só esse sistema frontal que atuou hoje. Tivemos também a rápida formação de um cavado em meio aos ventos de oeste na média troposfera sobre a Argentina. Em sua borda, a ascendência do ar aumentou e contribuiu também para o ingresso de umidade amazônica.
Isso acabou elevando os índices de instabilidade troposférica. Se olharmos as duas figura abaixo, veremos que sobre SC, os índice de instabilidade Totals estava com valor de até 48 e o Cape já apresentava valores acima dos 500 J/Kg sobre o oeste e em torno disso em algumas partes do estado. Essa condição, indicava que a atmosfera tinha já energia considerável para convecção, bem como bastante umidade nos baixos níveis e ar bastante frio na média troposfera (entre 5 e 6km de altitude).
Na imagem de satélite abaixo, vemos as nuvens de desenvolvimento vertical que se formaram sobre o oste e meio-oeste e parte do planalto sul catarinense ao longo da tarde, sendo alinhadas pela presença da frente fria no litoral e também a atuação do Jato Subtropical (ventos fortes em níveis mais altos da troposfera).
Segundo as estações meteorológicas do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), houve chuva em alguns municípios do oeste, meio-oeste, planalto sul, litoral sul e vale do Itajaí. A maior parte dessas chuvas foram de fraca intensidade. A única excessão foi em Campo Belo do Sul, onde precipitou 15,2mm. Inclusive, na imagem de satélite mostrada anteriormente, podemos ver as células convectivas formadas sobre esse município, que está localizado no planalto sul. Choveu também 6,2mm em Lontras (Vale), 5mm em Nova Veneza (litoral sul) e 3,2mm em Criciúma (litoral sul).  

Para a segunda-feira, a previsão é de um dia de sol com muitas nuvens, podendo chover pela manhã e a noite. No oeste e meio-oeste a chuva pode vir acompanhada de descargas elétricas. Temperaturas ficam agradáveis e o frio diminui um pouco nas madrugadas.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL

Nenhum comentário: