Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 15 de maio de 2011

SISTEMA DE BAIXA PRESSÃO DEIXA TEMPO INSTÁVEL COM TEMPERATURAS BAIXAS EM SC

Florianópolis - SC
Nas últimas 36 horas, o estado de Santa Catarina apresentou um tempo instável e chuvoso (foto acima), não estando nenhuma região fora dessa condição. Tudo começou ontem, quando um cavado (área de baixa pressão alongada) chegou da Argentina, o qual pode ser visto na figura abaixo através dos traços pretos.
Esse cavado em altitudes superiores, acabou gerando bastante ascendência do ar em sua borda sobre os baixos níveis troposféricos, o que culminou na formação de um sistema de baixa pressão entre a superfície e uma altitude de 1500 metros. Nas duas figuras a seguir, podemos observar que o sistema (letra B) aparecia em superfície (primeira figura) sobre o oeste catarinense e sudoeste do PR. Jána segunda figura, vemos que numa altitude de 1500 metros esse mesmo sistema aparecia entre o oeste catarinense e noroeste gaúcho. Isso é explicado pelo fato de os sistemas atmosféricos serem inclinados.
Esse sistema de baixa pressão (letra B), ao mesmo tempo trazia ventos úmidos atlânticos provenientes de um anticlone marítimo (letra A), e também ventos úmidos da floresta amazônica. Se olharmos um corte vertical da troposfera, mostrando os valores de umidade desde os baixos níveis até uma altitude de 16km, entre as longitudes 69ºW e 42ºW e sobre a latitude 27.5ºS, veremos que há uma grande coluna de ar mais úmido (cor azul) entre 53ºW e 45ºW, o que representa todo o estado de Santa Catarina e um pouco do oceano adjacente.
A configuração desse corte vertical era de ontem a noite. Já hoje, essa coluna abrange o leste catarinense e principalmente o alto mar (figura abaixo).
As imagens do satélite GOES-12 (abaixo) no canal infravermelho com coloração, nos mostra que a grande quantidade de nuvens com desenvolvimento vertical que cobriam o estado ontem a noite, se limitavam hoje pela manhã a nuvens estratificadas sobre o leste.
Segundo dados das estações meteorológicas do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), choveu em todas as regiões. No entanto, as que tiveram os maiores acumulados foram o Oeste, Planalto Sul, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e parte do Litoral Sul. Em Rio do Oeste, por exemplo, precipitou 88,6mm (milímetros) entre ontem a noite e hoje pela manhã. Em Timbé do Sul, encosta do litoral sul, o acumulado de chuva foi de 81,8mm até a noite de hoje, sendo que continua chovendo. Confira mais detalhes na tabela abaixo.

Cidade (ESTAÇÃO Chuva - 36 horas (mm)
Rio do Oeste (CIRAM)88,6
Timbé do Sul (CIRAM)81,8
Florianópolis  (CIRAM)59,9
Apiúna (CIRAM)56,2
Aurora (CIRAM)55,6
Chapecó (CIRAM)45,9
São Joaquim (CIRAM)45,0
Abdon Batista (CIRAM)42,0
Campo Belo do Sul (CIRAM)38,8
Itajaí (CIRAM)37,5
Concórdia (CIRAM)36,8
Major Vieira (CIRAM)28,3

Pela figura abaixo, com análise de ventos e pressão atmosférica em superfície hoje pela manhã, é notável o deslocamento do sistema de baixa pressão para o mar, estando na altura do litoral norte catarinense.
Por esse motivo, o domingo ainda foi chuvoso. O ar frio que já estava presente, associado aos ventos mais intensos e a cobertura de nuvens, fizeram com que as temperaturas máximas ficassem muito baixas, principalmente sobre a Serra catarinense. No Morro da Igreja, o valor mais alto de temperatura hoje foi 5,9ºC pela tarde! Por causa do vento de até 94km/h, a sensação térmica chegou a -12ºC! Em São Joaquim, a temperatura máxima foi de 9,5ºC. Urupema ficou com 11,4ºC.

A segunda-feira ainda deve ser de muitas nuvens entre aberturas de sol no leste catarinense, podendo chover pela madrugada e manhã. Nas demais regiões o tempo firma e faz frio nas primeiras horas da manhã. No Planalto Sul há chance de geada isolada.

DADOS: CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, INMET, MARINHA DO BRASIL

Nenhum comentário: