Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 31 de maio de 2011

CADA VEZ MAIS FRIO!

O título dessa postagem tem tudo a ver com o assunto que a mesma se trata. No domingo, o blog havia mostrado as temperaturas mínimas muito baixas sobre Santa Catarina (veja), cujas as mesmas obtiveram valores negativos em onze municípios catarinenses. Desde lá, o frio não dá trégua e até aumentou! Para se ter uma idéia, Urupema registrou -4,6ºC (abaixo de zero) na madrugada de ontem, sendo esta agora a menor temperatura do ano, estando mais frio que no domingo. Em São Joaquim, a segunda-feira amanheceu com valores abaixo de zero também, acusando -1,8ºC na estação da Climaterra. 

Ambos os municípios citados acima registraram ocorrência de geada, como mostram as fotos abaixo. Segundo a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) de Urupema, o frio intenso congelou as tubulações e acabou por rompe-las.
São Joaquim-SC
Urupema-SC
O que mantêm esse ar frio e bastante seco, são a persistência de alongamentos (cristas) de anticlones em altitude, ou seja, áreas com maior pressão e movimento descendente do ar. Em superfície sente-se o reflexo disso mediante também a presença de uma crista, com o centro de alta pressão polar localizado no estuário do rio da Prata, como mostra a figura de análise abaixo. Nela também é observado o ciclone extratropical (letra B) sobre alto mar, o qual contribuiu para as ressacas marítimas do fim de semana, quando as ondas alcançaram até 5 metros em mar aberto e entre 3 e 4 metros próximo das praias.
Assim como ontem, esses alongamentos (cristas) hoje estão sendo contornado pelas chamadas correntes de jato subtropical, ou seja, máximos de ventos entre 10 e 12km de altitude, que chegam a velocidades acima dos 200 km/h, como mostra a figura abaixo (áreas avermelhadas), com análise de direção e velocidade do vento as 9 horas da manhã de hoje.
Esse jato subtropical favorece a formação de nuvens altas e alguma nebulosidade média. Isso foi bem observado nesta terça-feira, como em Florianópolis e Penha (fotos a seguir), onde o amanhecer foi com nuvens do topo cirrus e também altostratus.
Florianópolis-SC
Penha-SC
Para a quarta-feira, a tendência é de sol em todo o estado. No litoral a nebulosidade aumenta no decorrer do dia mas não há indicativo de chuva. Faz frio pela manhã, com mínimas ainda próximas de zero grau.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, CASAN.

FOTOS: TERRA WAVES, PREFEITURA DE URUPEMA, SÃO JOAQUIM ONLINE.

Mapas de criação própria

Nenhum comentário: