Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 2 de junho de 2011

JUNHO COMEÇA COM TUDO!

O mês de junho já se iniciou numa semana seca e fria em Santa Catarina. Ontem no primeiro dia do mês, um novo pulso de ar frio polar adentrou sobre o solo catarinense, provocando novamente a diminuição das temperaturas mínimas. O centro de alta pressão do ar frio desta desta vez ingressou de oeste/noroeste. Com isso, quem teve primeiramente as menores temperaturas foi o planalto norte ontem. Em Papanduva, por exemplo, fez -0,1ºC. No entanto, hoje o frio de baixada predominou e fez Urupema amanhecer com incríveis -4,7ºC, o que representa o menor registro de temperatura esse ano no Brasil até o momento. A geada por lá foi forte, como mostram as belas fotos abaixo, feitas pela prefeitura de Urupema.
Urupema-SC
Pela carta meteorológica feita pela Marinha do Brasil (abaixo), pode-se ver claramente o centro de alta pressão comentado, sobre o oeste do estado ontem pela manhã. 
Hoje, muitas cidades do planalto que não tiveram geada, acabaram registrando intensos nevoeiros. Na imagem de satélite com a detecção de nevoeiros (abaixo), é possível ver as cores azul escuro sobre o sudoeste e norte do Planalto Sul, Vale do Itajaí e parte do interior do Litoral Norte. Tais cores representam os nevoeiros mais densos.
O que formou o nevoeiro foi justamente o céu claro, que favoreceu o "encontro" da temperatura do ar com a do ponto orvalho, onde sob condição de disponibilidade de vapor d'água, forma-se os nevoeiros chamados radiativos. Na figura abaixo, vemos o perfil troposférico mediante dados da radiossondagem por balão meteorológico, feito as 9 horas de hoje no aeroporto Hercílio Luz em Florianópolis. 
A linha grossa a esquerda representa a temperatura do ponto de orvalho (TD). Já a linha da direita é a temperatura do ar (T). Perceba que entre 815 e 1518m de altitude, T e TD se afastam bruscamente, principalmente TD. A esse acontecimento dá-se o nome de inversão térmica de subsidência. Isso indica que que a camada de ar da troposfera superior está descendo até aquele nível e causando intenso ressecamento do ar, dando condições para um céu sem nuvens. Tal descendência do ar superior é característica principal de um sistema de alta pressão.

Ao mesmo tempo que o ar frio dominava o Sul do Brasil, uma nova frente fria se deslocava pela Argentina. A presença desse sistema favoreceu novo ingresso de umidade da floresta amazônica. Isso é evidenciado na figura abaixo, com análise de umidade e vento em 850 hPa (1500 metros de altitude). Observe que é um corredor de ar mais úmido (cor azul escuro) entrando desde o Paraguai, norte da Argentina e até alcançando o sudoeste do RS. 
Essa frente fria, segundo informações do CIRAM, deve começar a provocar alguma chuva amanhã a partir da tarde e noite em Santa Catarina. Como haverá pouco gradiente térmico entre a massa de ar frio e a de ar mais fresco, o risco de temporal é quase nulo. Na retaguarda do sistema frontal, teremos a entrada de uma forte massa de ar polar, podendo superar as marcas negativas já atingidas essa semana.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, WYOMING, PREFEITURA DE URUPEMA.

Nenhum comentário: