Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 29 de maio de 2011

DOMINGO NEGATIVO EM SANTA CATARINA

O estado de Santa Catarina teve um amanhecer de domingo digno de inverno, com temperaturas muito baixas e valores até negativos em áreas da serra e meio-oeste, além da ocorrência de geada. O menor registro foi de -4,2ºC em Urupema, sendo esta a menor temperatura de 2011 no Brasil. Logo vem Monte Castelo, planalto norte, onde fez -1,6ºC. Inclusive o  Planalto norte e meio-oeste tiveram suas primeiras temperaturas abaixo de zero grau neste ano, fazendo ainda -1,5ºC em Major Vieira, -1,4ºC em Caçador e -1,0ºC em Rio das Antas. Ao todo, onze cidades negativaram neste domingo.

No oeste, quem saiu na frente foi Concórdia com 3,3ºC. No litoral, o município de Itapoá teve seu menor registro do ano, com 5,8ºC, sendo também a menor hoje no litoral. Mesma situação na capital e em São Francisco do Sul, que amanheceram com 9,8ºC e 7,4ºC, respectivamente. No Vale do Itajaí, o menor valor foi de 2,5ºC em Rio do Campo.

Confira mais detalhes das temperaturas mínimas deste domingo em Santa Catarina, inclusive as outras mínimas abaixo de zero alcançadas pelo território catarinense.

Cidade (ESTAÇÃO Temperatura mínima (ºC)
Urupema (CIRAM)-4,2
Monte Castelo (CIRAM)-1,6
Major Vieira (INMET)-1,5
Papanduva (CIRAM)-1,5
Três Barras (CIRAM)-1,4
Caçador (CIRAM)-1,4
São Joaquim (CIRAM)-1,1
Itaiópolis (INMET)-1,0
Rio das Antas (CIRAM)-1,0
Curitibanos (INMET)-0,8
Canoinhas (CIRAM)-0,7
Campos Novos (INMET)0,0
Campo Belo do Sul (CIRAM)1,4
Rio do Campo (INMET)2,5
Concórdia (CIRAM)3,3
Ituporanga (CIRAM)4,0
Itapoá (CIRAM)5,8
São Francisco do Sul (CIRAM)7,4
Itajaí (CIRAM)9,3

O ciclone extratropical que havia sofrido oclusão completa (quando todo o ar quente é elevado pelo ar frio e acaba o gradiente térmico em superfície), se encontra quase que estacionário no oceano Atlântico, favorecendo a entrada de mais ar frio. Veja o sistema (letra B) na figura abaixo.
Em altitude superiores, ainda tem-se a presença de cristas, que são áreas alongadas com circulação anticlônica. Essa crista na alta troposfera é contornada pelo Jato Subtropical (ventos fortes em altitude), como é visto na próxima figura de análise, representado pelas cores avermelhadas onde o vento é mais intenso (em altitude!).
No Balneário Rincão, litoral sul, a força dos ventos do ciclone extratropical em alto mar, causaram ondas intensas e ressaca, como mostrado ontem aqui no blog. Neste domingo, a situação ficou mais complicada, com a água do mar invadindo ruas e deixando algumas pessoas ilhadas (foto abaixo).

Balneário Rincão-SC
DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, ENGEPLUS.

Nenhum comentário: