Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 1 de maio de 2011

CICLOGÊNESE IMPULSIONA INTENSO AR FRIO PARA SANTA CATARINA

Após uma semana com presença de sol, sendo acompanhando de mais nuvens no leste, o estado catarinense presenciou mudança nas condições meteorológicas neste sábado. Na foto abaixo, tirada em Florianópolis, podemos notar a presença de nuvens altas do tipo cirrus e cirrus-cumulus no céu da capital.
Florianópolis - início da tarde
Ao longo da tarde a nebulosidade alta e também média acabou cobrindo praticamente todo o céu, como pode ser visto na próxima foto feita no mesmo ponto de observação. Já havia pingos de chuva isolados caindo. Isso foi no litoral claro. Já no oeste e meio-oeste, por exemplo, a precipitação chegou pela manhã.
Florianópolis - final da tarde
O que causou a mudança no tempo foi o deslocamento de um Vórtice Ciclônico (VC) pela Argentina. Esse sistema é um centro de baixa pressão com circulação fechada dos ventos, estando localizado entre a média e alta troposfera (de 5 a 12km de altitude). Nas duas figuras abaixo, podemos ver ele a 5km e a 12km de altitude.
Em seu centro o ar descende com força e acaba secando a atmosfera e proporcionando tempo bom na superfície. Isso pode ser visto na figura abaixo, que traz um corte vertical da troposfera, mostrando os valores de umidade relativa desde os baixos níveis até uma altitude de 16km, sobre a latitude 35ºS e entre as longitudes 69ºW e 48ºW. Perceba que entre as longitudes 64ºW e 60ºW (onde está o VC) há uma espécie de um grande "dedo" de ar seco (cor vermelha) em direção a superfície.
Já em suas bordas, o ar ascende com intensidade e forma nuvens com alto desenvolvimento vertical. Devido a essa condição, acabou dando a gênese a um sistema de baixa pressão nos níveis mais baixos da troposfera e assim direcionando ventos quentes e úmidos da floresta amazônica para o Sul do Brasil. Ao mesmo tempo, com a intensificação do Vórtice Ciclônico e do sistema de baixa pressão, ar mais frio adentrava pelo interior da Argentina e acabou se formando uma frente fria. Na próxima figura, onde há os valores de temperatura as 9 horas de hoje, podemos ver o ar frio no norte da Argentina (cor azul), o que indica bastante continentalidade do mesmo.
Com essa configuração, o formato da nebulosidade na imagem de satélite não poderia ser diferente. Note que a frente fria tem orientação norte-sul, se deslocando diretamente para leste.
Apesar da formação de nuvens, acabou chovendo pouco em Santa Catarina, muito motivado pela passagem rápida da frente fria. O município que mais registrou chuva foi Novo Horizonte no oeste, com acumulado de 15,4mm pela manhã. Em torno do meio-dia, a chuva chegava a Joaçaba no meio-oeste, onde precipitou 11,2mm. Já o Planalto e Vale do Itajaí tiveram chuva a partir das 16h, com valores de 9,6mm em Rio do Oeste e 5,8mm em Painel. No leste, a precipitação mais significativa, apesar de escassa, se deu em Itajaí as 17h. Na capital, apenas 1,3mm.

Ao longo do dia e dessa noite, a intensa ciclogênese sobre a Bacia do Prata acabou intensificando o sistema de baixa pressão e convertendo-o para ciclone extratropical. A previsão é que durante o primeiro dia de maio, a intensa massa de ar frio comece a adentrar sobre o território catarinense, decaindo as temperaturas e a umidade relativa do ar. A segunda e terça-feira devem registrar temperaturas próximas de zero grau nas partes mais altas do planalto, com formação de geada. No litoral, as mínimas devem ficar abaixo dos 12ºC.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: