Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 2 de maio de 2011

PLANALTO CATARINENSE TEVE A TARDE MAIS FRIA DE 2011

Esse segundo dia de maio, foi um dia para se dividir o estado segundo as condições meteorológicas. Enquanto no planalto o tempo estava nublado e muito frio, o litoral experimentava um dia com quase  ou nenhuma nuvem e relativamente quente. A foto abaixo nos mostra como estava o céu de Balneário Camboriu pela manhã.
Balneário Camboriu-SC
Começando pelas nuvens, é possível observar claramente na imagem visível do satélite GOES, que com excessão do leste, todo o estado estava coberto por nuvens. Inslusive até houve chuva fraca, com acumulado de 5,8mm em São Joaquim, 4,8mm em Chapecó e 3mm em Joaçaba.
Com a entrada do intenso ar frio polar e a grande quantidade de nuvens, as temperaturas ficaram baixas o dia inteiro em boa parte do planalto catarinense. A temperatura só não caiu mais justamente pela cobertura de nuvens, que tanto impede maior resfriamento noturno quanto aquecimento diurno. A mínima do estado hoje foi no Morro da Igreja onde fez 2,4ºC. Porém, o destaque foi a tarde mais fria do ano na serra catarinense. Para se ter uma idéia, as temperaturas máximas no Morro da Igreja e em São Joaquim foram de 7,1ºC e 9,9ºC, respectivamente. Isso mesmo! As máximas não passaram dos 10ºC! Pelo restante do planalto, as temperaturas não ultrapassaram os 12,6ºC em Campos Novos e 13,4ºC em Novo Horizonte. Já na região leste do estado, as máximas alcançaram até 25,5ºC em Itapoá e 25,3ºC em Criciúma.

A diferença nas condições de tempo e temperatura entre o leste e planalto catarinense se deram em virtude dos ventos de oeste/sudoeste. Olhando a figura com análise de ventos (abaixo), perceba que o centro de alta pressão polar se encontra no centro-norte da Argentina com pressão máxima de 1032 hPa, o que também já dá sinais de outono/inverno. No entanto, temos um cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica) no leste do RS, representado pelos traços pretos. A atuação desse cavado, causa fortes ventos de sudeste (cores avermelhadas) na costa gaúcha, que trazem umidade para o continente. Como esse pequeno corredor de umidade avança até altitudes de 3000 metros, acabam chegando até o planalto catarinense e formando nuvens baixas. 
Na próxima figura é possível ver ainda melhor essa configuração. Ela nos mostra um corte vertical da troposfera mostrando os valores de umidade relativa (colorido) e temperatura (contorno) desde os baixos níveis até uma altitude de 12km, sobre a longitude 52ºO e entre as latitudes 36ºS e 26ºS. A região onde está a umidade gerada pelo cavado é aquela entre as latitudes 34ºS e 30ºS, ou seja, o leste gaúcho. Veja o corredor de umidade indo para a direita, ou seja, para o norte num mapa visto de cima. O planalto sul catarinense por exemplo, está em torno da latitude 28.5ºS, onde a umidade relativa está acima dos 60% até um altitude de 3000 metros.
Ou seja, ingresso de intenso ar frio associado a circulação de umidade causada pelo cavado, determinaram a condição de tempo nublado e frio no planalto. No entanto, como os ventos viravam para oeste/sudoeste sobre Santa Catarina, o ar frio e úmido do planalto descia a região serrana e ao encontrar pressões mais elevadas ao nível do mar, acabava se comprimindo, o que provocava seu secamento e aquecimento, o chamado aquecimento adiabático (sem troca de calor). Por isso o dia ensolarado e relativamente mais quente no leste.

No decorrer da tarde e noite, o deslocamento do sistema de alta pressão e do cavado provocaram a entrada de ventos do quadrante sul no estado, o que diminuiu a nebulosidade. Assim, a queda de temperatura no período noturno deve ser mais intensa e aí sim teremos mínimas bem próximas de zero grau amanhã. Segundo o CIRAM, pode também ser registrado geadas no meio-oeste e planalto serrano. No leste fará também bastante frio, podendo ser a madrugada mais fria do ano até o momento. São esperados valores entre 8ºC no sul e 14ºC na Grande Florianópolis.

DADOS: INMT, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, TERRA WAVES
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: