Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 20 de maio de 2011

CIRCULAÇÃO MARÍTIMA DETERMINOU UMA SEMANA BASTANTE ÚMIDA NO LESTE DE SC

Chuva em Balneário Camboriu
Além do frio, a semana foi marcada pela atuação da circulação marítima sobre o leste de Santa Catarina. São ventos úmidos de sudeste a nordeste, provenientes de uma sistema de alta pressão quase que estacionário no oceano Atlântico sul. Na figura abaixo, com análise de vento e pressão ao nível médio do mar as 9 horas da manhã de hoje, percebe-se que esse sistema (letra A) está localizado na altura do estuário do rio da Prata.
Hoje, esse sistema de alta pressão teve um deslocamento mais para norte/nordeste devido a aproximação de uma frente fria. Por isso os ventos mudaram para leste e até nordeste no leste catarinense. Entretanto, durate boa parte da semana eles predominaram de sudeste a leste. Olhando a próxima figura, onde temos um corte vertical da troposfera mostrando a umidade relativa até uma altitude de 16km sobre o estado de SC de oeste a leste, percebemos que a camada úmida alcança até 3km sobre o litoral, ou seja, entre as longitudes 50ºW e 48ºW. 
Isso acontece porque os ventos úmidos ao subirem a serra geral, sofrem expansão e sua umidade condensa em forma de nuvens. Quando esse vento sai da serra, já está seco e assim determina tempo bom para o oeste e meio-oeste catarinense. Se olharmos a imagem de satélite de ontem, veremos claramente que as nuvens se concentraram no leste e um pouco da serra.
De acordo com as estações meteorológicas do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) e INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), os maiores valores de chuva nos últimos 3 dias foram de 45,2mm em Florianópolis, 34,1mm em Massaranduba (só hoje), 33,1mm em Aurora, 30,2mm em Apiúna e 25,6mm em Indaial (só hoje).

As temperaturas ficaram amenas entre a serra e litoral devido a nebulosidade. Durante essa semana a temperatura máxima em Urupema não passou dos 14,5ºC. Já na capital catarinense, não foi registrado mais que 23,4ºC nesse mesmo período. 

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL
FOTO: TERRA WAVES
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: