Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 17 de maio de 2011

FRIO! URUPEMA AMANHECEU COM -2,7ºC

O frio, como previsto pelos órgãos meteorológicos responsáveis, se concretizou no estado. Não que estivesse calor, mas o ar frio obteve um reforço. Na Serra catarinense, o município de Urupema registrou a menor temperatura do ano no Brasil, com -2,7ºC, sendo também a quarta temperatura negativa em 2011 até o momento. Nos arredores, tivemos temperaturas mínimas de 1,1ºC no Morro da Igreja em Urubici, 2,5ºC em São Joaquim e 2,9ºC em Lages. Segundo informações da empresa Climaterra, houve geada forte no Pericó em São Joaquim. A geada forte também não poderia faltar na referida Urupema, vide fotos abaixo.

No Planalto Norte o frio também seguiu intenso, sendo que o menor valor foi de 3,9ºC em Itaiópolis, seguido de 4,1ºC em Papanduva. O meio-oeste não ficou de fora, tendo 6,1ºC em Campos Novos e 6,2ºC em Celso Ramos. No litoral, muitas cidades tiveram suas menores marcas do ano. Foi o caso de Florianópolis, onde a terça-feira amanheceu com 10,2ºC. Situação semelhante em Urussanga no litoral sul, onde fez 10ºC. Mas a menor temperatura registrada pelas estações meteorológicas no leste do estado, foi de 9,0ºC em Timbé do Sul.

Acompanhe mais detalhes das temperaturas mínimas hoje em Santa Catarina na tabela a seguir.
Cidade (ESTAÇÃO Temperatura mínima (ºC)
Urupema (CIRAM)-2,7ºC
Morro da Igreja - Urubici (CIRAM)1,1
São Joaquim  (CIRAM)2,5
Lages (CIRAM)2,9
Campo Belo do Sul (CIRAM)3,2
Itaiópolis (CIRAM)3,9
Papanduva (CIRAM)4,1
Três Barras (CIRAM)4,6
Monte Castelo (CIRAM)5,0
Rio Negrinho (CIRAM)5,8
Campos Novos (CIRAM)6,1
Celso Ramos (CIRAM)6,2
Ituporanga (CIRAM)6,6
Concórdia (CIRAM)7,7
Timbé do Sul (CIRAM)9,0
Itapoá (CIRAM)9,7
Florianópolis (CIRAM)10,2

O litoral sul só não teve temperaturas ainda mais baixas devido também a nebulosidade, que acaba impedindo com que toda a radiação infravermelha se disperse. Se olharmos a imagem de satélite abaixo no canal visível as 9 horas da manhã, veremos bem essa nebulosidade comentada.
Fazendo uma comparação do céu de Itapema no litoral norte e Imbituba no litoral sul (fotos abaixo), veremos bem o contraste de condição de tempo, assim como vimos na imagem do satélite.
Itapema, litoral norte
Imbituba, litoral sul
Em algumas áreas do centro do planalto serrano, compreendida mais ou menos entre Abdon Batista e parte do Alto Vale do Itajaí, as nuvens aparentemente vistas na imagem de satélite anterior, são na verdade dissipações de nevoeiros radiativos, formados quando boa parte da radiação infravermelha escapa para o espaço, levando a temperatura do ar até o ponto de orvalho em condições de disponibilidade de umidade.

O que ditou as regras para que o tempo se comportasse dessa maneira, foram a presença de cristas, que são alongamentos de um sistema de alta pressão. Essa crista atuou desde a superfície até a alta troposfera. Nos baixos níveis, ela foi alongada de um sistema de alta pressão frio localizado no oceano Atlântico, atuando como um reforço de ar frio. Tal sistema de alta pressão, acabou causando ventos de sudeste no litoral sul, trazendo umidade marítima e provocando aquela nebulosidade. Na figura com análise de ventos e pressão ao nível médio do mar (abaixo), vemos que no decorrer da costa catarinense, esse vento vira imediatamente para sul e impedindo um maior ingresso de umidade oceânica. Esse desvio rápido do vento se deve a presença de uma frente fria próximo da costa do sudeste do Brasil, que aumenta o gradiente de pressão e altera a direção dos ventos.
Para a quarta-feira, o CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) prevê um dia com sol na maior parte do estado. No litoral, haverá mais nuvens, podendo chover fraco na madrugada/manhã. Faz muito frio ainda, com previsão novamente de temperaturas negativas e geadas no Planalto Serrano.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL,
FOTOS: PREFEITURA DE URUPEMA, TERRA WAVES
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: