Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 28 de maio de 2011

QUASE QUATRO GRAUS ABAIXO DE ZERO!

O sábado amanheceu gelado em boa parte de Santa Catarina, sobretudo nas áreas mais altas do estado. As temperaturas mais baixas se encontraram em regiões de baixadas onde o ar frio mais denso se deposita. No entanto, mesmo assim também fez frio nos picos. Os valores se aproximaram de zero grau, sendo que em duas cidades negativou. Em Urupema, o termômetro de mínima acusou -3,7ºC (abaixo de zero), sendo a temperatura mais baixa esse ano no Brasil até o momento. A segunda cidade a ter temperatura negativa hoje foi São Joaquim, com -0,8ºC. Com isso, já é a sétima vez que temos temperaturas abaixo de zero grau em 2011.

No meio-oeste, o menor valor foi de 0,3ºC em Curitibanos. O oeste catarinense apresentou 5,1ºC em Concórdia. Já no Alto Vale do Itajaí, a mais baixa foi de 4,7ºC em Ituporanga. No litoral, quem saiu na frente nas mínimas foi Timbé do Sul, onde fez 7,4ºC.

Acompanhe mais detalhes das temperaturas mínimas na tabela abaixo, com dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina).
Cidade (ESTAÇÃO Temperatura mínima (ºC)
Urupema (CIRAM)-3,7
São Joaquim (CIRAM)-0,8
Morro da Igreja - Urubici (INMET)0,2
Curitibanos (CIRAM)0,3
Abdon Batista (CIRAM)2,1
Campo Belo do Sul (CIRAM)2,2
Caçador (CIRAM)2,4
Campos Novos (INMET)2,8
Celso Ramos (CIRAM)3,2
Lages (INMET)3,3
Ituporanga (INMET)4,7
Concórdia (CIRAM)5,1
Xanxerê  (INMET)5,7
Timbé do Sul (CIRAM)7,4
Itapoá (CIRAM)9,9
Criciúma (CIRAM)10,1

O que mantêm esse ar seco e frio sobre o continente sul brasileiro é a presença de cristas, que são alongamentos de uma área com circulação anticlônica. Pela análise de ventos na média troposfera (figura abaixo), nota-se que estão de sudoeste sobre SC, o que identifica a presença da referida crista. 
Em superfície, a próxima figura (abaixo) nos mostra também essa situação. O ciclone extratropical em alto mar (letra B) acabou ocluindo por completo, ou seja, o ar frio de sul fez todo o ar quente ir para camadas mais altas da troposfera, acabando com o gradiente térmico em superfície e assim dissipando a frente fria que outrora fora formada.
Perceba que os ventos chegam de sudoeste no litoral catarinense, mas desviam para sudeste no litoral norte. Isso determinou o ingresso de umidade oceânica para essa região, favorecendo a formação de nuvens baixas. Na imagem de satélite abaixo, podemos notar essas nuvens e também a nebulosidade associada ao ciclone extratropical ocluso.
O ciclone mexeu com o mar ao largo da costa sul brasileira, com ventos da ordem de 70 a 80km/h. As ondas, segundo informações dos próprios surfistas, alcançaram até os 3 metros de altura. Veja mais detalhes nas duas fotos abaixo, uma na praia do Campeche em Florianópolis e a outra na praia da Vila em Imbituba.
Florianópolis-SC
Imbituba-SC
No litoral sul, o balneário Rincão teve ressaca, fazendo a água do mar avançar até algumas ruas, como mostram as fotos abaixo. Não houve estragos.
Balneário Rincão-SC
A tendência é que a próxima madrugada seja ainda de mais frio em SC, podendo novamente registrar temperaturas negativas, sobretudo nos vales e baixadas do planalto sul.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, ENGEPLUS, NOTÍCIAS DO DIA, TERRA WAVES.

Nenhum comentário: