Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 3 de maio de 2011

FRIO MAIS INTENSO FICOU PARA O PLANALTO NORTE

A madrugada desta terça-feira foi com muito frio em Santa Catarina, principalmente nas áreas mais altas do estado. Desta vez, quem ficou com as menores temperaturas mínimas foi o Planalto Norte, onde chegou a fazer 1,9ºC em Três Barras e 2,0ºC em Papanduva. No Planalto Sul, o menor valor foi de 3,0ºC no Morro da Igreja em Urubici. Pelo litoral o frio também foi bem sentido, sendo que o menor valor se deu em Itapoá onde fez 9,0ºC. Na tabela abaixo, você confere as menores mínimas registradas hoje no território catarinense, nas estações do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) e INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).

Cidade (ESTAÇÃO Temperatura mínima (ºC
Três Barras (CIRAM)1,9
Papanduva (CIRAM)2,0
Monte Castelo (CIRAM)2,6
Morro da Igreja (INMET)3,0
Itaiópolis (CIRAM)3,4
Major Vieira (CIRAM)3,5
Rio Negrinho  (CIRAM)4,2
São Joaquim  (CIRAM)5,0
Canoinhas (CIRAM)6,1
Lebon Regis (CIRAM)6,6
Rio do Campo (CIRAM)6,9
Novo Horizonte (CIRAM)7,1
Itapoá (CIRAM)9,0
Massaranduba (CIRAM)10,0
Itajaí (CIRAM)11,0
Jacinto Machado (CIRAM)11,6
Florianópolis  (CIRAM)14,7

O motivo do retardamento na queda das temperaturas no Planalto Sul, Litoral Sul e também na parte sul do Meio-Oeste, foram as nuvens, como é visto na imagem do satélite GOES-12 no canal visível.
Tais nuvens se formaram a partir do cavado (área de baixa pressão alongada) que ontem estava no leste gaúcho, e que hoje se deslocou pelo mar ao largo do litoral catarinense. Houve inclusive ocorrência de chuva fraca nas áreas nebulosas, com acumulados de 2,8mm em Joaçaba, 2,4mm em Painel, 1,8mm em Timbé do Sul e 1,0mm em São Joaquim. Na próxima figura, podemos notar que o cavado também fechou sobre alto mar um sistema de baixa pressão associado. A diferença de pressão atmosférica entre esse sistema (letra B acompanhada dos traços pretos) e o centro do ar polar (letra A)  gerou um máximo sobre nossa costa, com velocidades de 50km/h ou até mais em alguns pontos. Em Laguna, por exemplo, as rajadas chegaram a 85,6km/h.(Clique para ampliar)
A junção desse vento com a entrada da Lua Nova, acabou fazendo com que a maré alta invadisse o centro de Joinville, no litoral norte, como mostra a foto abaixo.
Joinville-SC
Quando entram essas massas de ar frio, as imagens de satélite do canal infravermelho podem nos dar uma noção da intensidade desse ar frio. Na imagem abaixo, note que dá para até ver o contorno exato do rio da Prata, pois como durante a noite o continente libera mais radiação diurna (infravermelha) para o espaço do que a água do rio, o canal infravermelho do satélite consegue distinguir o que é rio e o que é continente. Naquela região, ou seja, na Argentina, as 23h de hoje fazia 8ºC em Rosário e 9ºC em Córdoba.
Para a quarta-feira, a tendência é que a nebulosidade se dissipe devido ao afastamento do cavado e seu sistema de baixa pressão para alto mar. Com isso as temperaturas mínimas conseguem cair mais e se aproximarem dos 0ºC com formação de geada no planalto serrano. No oeste faz em torno dos 10ºC. No litoral em torno dos 15ºC.  As temperaturas máximas sobem pouco, alcançando até 25ºC no litoral norte e 23ºC no extremo oeste.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, DIÁRIO CATARINENSE
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: