Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 4 de maio de 2011

PRIMEIRA TEMPERATURA NEGATIVA DE 2011 EM SANTA CATARINA

Nesta quarta-feira, como previsto, o frio se manteve em boa parte do estado de Santa Catarina. O território catarinense teve a primeira temperatura negativa do ano de 2011, registrando -0,2ºC na estação do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) em Urupema. 

Como esta massa de ar polar está no seu terceiro dia de atuação, o ar frio mais denso acaba se depositando sobre os vales e baixadas, onde são registradas as menores temperaturas. Em São Joaquim, por exemplo, a mínima chegou a 1,6ºC na estação Cetrejo, localizada a 1184m de altitude. Já na estação do INMET, que fica num topo e por isso está numa altitude de 1376m, o valor foi de 5,2ºC. Ou seja, diferença de de quase quatro graus numa mesma cidade.

O leste mais uma vez também registrou temperaturas baixas, como 10,2ºC em Timbé do Sul, 10,3ºC em Jacinto Machado, 11,1ºC em Araranguá, 13,0ºC em São Francisco do Sul, 13,1ºC em Urussanga e 14,1ºC em São José.

Esse acúmulo de ar frio nas partes baixas acaba causando a chamada inversão térmica, ou seja, ar mais frio embaixo e ar menos frio encima. Com isso os nevoeiros se formaram e perduraram até pelo menos a metade da manhã, principalmente no oeste e meio-oeste, como mostra a imagem abaixo.
O que garantiu o tempo seco em SC foi o afastamento do cavado (área alongada de baixa pressão) para o alto mar. O sistema de alta pressão polar acabou se dividindo em dois, sendo um centro deslocado para o oceano e o outro ficou sobre o Sul do Brasil, como mostra a figura abaixo, com análise de vento e pressão ao nível médio do mar as 9 horas da manhã.
No nível de 850 hPa, ou seja 1500 metros de altitude (figura abaixo), também temos essa duplicação do sistema de alta pressão polar, porém com núcleo sobre o sudeste catarinense.
Na média troposfera (figura abaixo), temos configurada uma crista, que é um alongamento de um anticiclone (área com vento circulando no sentido anti-horário) e que determina descendência do ar, provocando quase ausência de nuvens. Os ventos na crista predominam de sudoeste.
Pela imagem visível do satélite geoestacionário GOES-12 as 14h, é possível observar poucas nuvens sobre o estado, justamente em virtude da configuração troposférica descrita anteriormente. As que aparecem na imagem são em sua maioria cúmulos de bom tempo (humilis) ou stratocumulus.
Para a quinta-feira, a previsão é de um dia com sol e poucas nuvens em todo o estado. As temperaturas ficam baixas pela manhã, podendo novamente negativar nas baixadas e vales, além da ocorrência de geada isolada. Durante a tarde faz calor apenas no litoral norte, ficando agradável nas demais regiões.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: