Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 7 de maio de 2011

TERCEIRA TEMPERATURA NEGATIVA DO ANO EM SC

O frio não deu trégua nas últimas manhãs em SC. Em Urupema na serra catarinense, foi registrada a terceira temperatura negativa do ano, com -0,8ºC. Na quinta-feira havia feito -1ºC, sendo essa o menor valor medido esse ano em Santa Catarina e em todo o Brasil. Ainda na quinta-feira, o planalto norte e meio-oeste do estado também apresentaram bastante frio, sendo que fez 1,9ºC em Caçador, 3,7ºC em Canoinhas e 4,4ºC em Irineópolis. Como já apontado na postagem anterior aqui do blog, essas temperaturas mais baixas estão se dando em baixadas e vales, onde o ar frio e mais denso se deposita durante o período noturno e primeiras horas da manhã.

Quem também registrou sua menor temperatura de 2011 até o momento, foi Florianópolis, onde na quinta-feira os termômetros acusavam 13,1ºC no bairro Itacorubi.

Voltando ao sábado, além do frio pela manhã, também tivemos mais nebulosidade no período matutino. A imagem de satélite abaixo, no canal visível, retrata bem essa condição. É importante ressaltar que as nuvens observadas nesta imagem sobre algumas partes do planalto, na verdade são nevoeiros ainda em dissipação.
Em São Francisco o céu chegou a ficar nublado, como mostra a foto a seguir, retirada do site Terra Waves.
São Francisco do Sul - SC
O que aconteceu para aumentar a nebulosidade, foram ventos úmidos marítimos provenientes de um sistema de alta pressão pós frontal no litoral gaúcho. Esse sistema chegou após a passagem muito rápida de uma frente fria ontem em alto mar. Na figura com análise de ventos e pressão ao nível médio do mar (abaixo), é possível notar esse sistema (letra A), sendo que a frente fria nem aparece mais. Perceba que devido a posição do centro desse sistema, os ventos predominam de sudoeste no litoral sul, mas já viram para sudeste desde a Grande Florianópolis até o litoral norte, o que neste último caso culmina na chegada de umidade e a formação de nuvens por orografia.
Esse ingresso de umidade é tão raso, que não passa de uma altitude de 1000 metros. Olhando a figura abaixo, podemos notar que a 1500 metros de altitude o vento era totalmente contrário ao de superfície, ou seja, estavam de noroeste.
Já no planalto, o céu mais limpo associado a alguma umidade no ar, provocou a formação dos nevoeiros, comentados antes.

Durante a tarde fez sol em boa parte do estado, sendo que a maior parte das nuvens no litoral norte foi dissipada em função da evaporação, até porque eram nuvens baixas e rasas. As temperaturas subiram em relação a manhã. Em Urupema onde havia feito -0,8ºC de mínima, a máxima alcançou 20ºC. Houve até situações onde fez frio pela manhã e calor a tarde. Um bom exemplo foi Caibi, onde fez 11,8ºC pela manhã e 27ºC a tarde, ou seja, uma diferença de 15,2ºC! Entretanto, a maior parte do território catarinense obteve um dia agradável, estando quente apenas para quem fez alguma atividade ao sol onde há o efeito da radiação solar.

Para o domingo das mães, a previsão é de sol em todo o estado catarinense. Faz frio pela manhã e esquenta um pouco a tarde, porém sem exagero. Pode ocorrer novamente geada no planalto sul.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, TERRA WAVES.

Nenhum comentário: