Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 7 de junho de 2011

CICLOGÊNESE TRAZ CHUVA E MAIS AR FRIO PARA SANTA CATARINA

Balneário Camboriú-SC
O dia hoje amanheceu encoberto e com pancadas de chuva em boa parte de Santa Catarina, bem diferente dos dias ensolarados de maio e do próprio início desse mês. Muitas pessoas nas ruas de Florianópolis até me confessaram que fazia um tempinho que não tínhamos um dia de chuva. Essa percepção estava correta. Segundo informações das estações meteorológicas do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) e INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a maior parte do território catarinense até ontem somavam entre 10 e 15 dias seguidos sem chuva.

Durante esta terça-feira, todas as regiões receberam um bom acumulado de chuva, sendo que no oeste e sul elas aconteceram na madrugada e manhã. Já nas demais áreas, observou-se pancadas de chuva ao longo de todo dia e inclusive nesta noite. Em Novo Horizonte no oeste, por  exemplo, choveu 49.6mm em 12 horas. Já na capital, os 16,2mm foram distribuídos entre o final da madrugada e metade da noite. Veja mais detalhes das chuvas neste terça-feira na tabela abaixo.

Cidade (ESTAÇÃO) Chuva 24 horas (mm)
Novo Horizonte (CIRAM)49,4
Dionísio Cerqueira (INMET)49,0
Xanxerê (CIRAM)43,6
Timbé do Sul (CIRAM)41,0
Itaiópolis (INMET)38,2
Campos Novos (INMET)37,4
Criciúma (CIRAM)37,0
Joinville (CIRAM)35,4
Porto União  (CIRAM)35,2
São Joaquim (CIRAM)35,0
Araranguá  (INMET)34,2
Caçador (INMET)31,6
Rio do Oeste  (INMET)31,4
Água Doce (CIRAM)30,7
José Boiteux (CIRAM)29,8
São Francisco do Sul (INMET)23,4

O responsável por essa precipitação sobre SC foi uma ciclogênese no RS. Tal processo consiste na formação de um ciclone extratropical, percebido durante o início da madrugada, quando o formato anticiclônicoda nebulosidade indicava que havia ingresso de ar quente e úmido de noroeste e ar frio e seco de sul. O estimulador desse processo era um cavado (área alongada de baixa pressão) na alta troposfera, contornado pelo Jato Polar, que são correntes de ventos fortes naquele nível da troposfera. Segundo a radiossondagem feita hoje pela manhã no aeroporto Hercílio Luz na capital catarinense, os ventos chegavam a uma velocidade de 264km/h numa altitude de 12724m. Na próxima figura, podemos notar melhor e extensão desse jato, além de poder observar o cavado, representado sinoticamente pelos traços pretos.
Na próxima figura temos um corte vertical da troposfera de oeste a leste entre o sudoeste do Paraguai até o litoral de SC em linha reta sobre a latitude 27,5ºS, mostrando os valores de umidade desde os baixos níveis até uma altitude de 16km. Note que sobre Santa Catarina, que começa na longitude 54ºW, os valores mais altos de umidade de relativa (acima de 60%) formam uma coluna que vai até o nível de 200 hPa, que representa aproximadamente 12km de altitude.
Essa coluna mais verticalmente extensa de ar úmido é que fez com que as chuvas não se dessem em forma de temporal severo, mais sim em pancadas um pouco mais intensas e algum registro de descarga elétrica. Toda essa umidade era trazida pelo chamado Jato de Baixos Níveis, que também são ventos fortes, porém numa altitude de 1500 metros. Eles são identificados na figura de análise de hoje (ventos de noroeste e cor azul)
Durante a tarde de hoje, a entrada de ventos de sudoeste na alta troposfera, provenientes de uma crista (área alongada de alta pressão) na retaguarda daquele cavado, fizeram com que parte das cinzas do vulcão chileno Puyehue,que entrou recentemente em erupção, chegassem ao RS e também no oeste catarinense. Na imagem de satélite no canal visível abaixo, é possível notar a nuvem de poeira vulcânica (sinalizada), que estava acima das nuvens de chuva.

Nesta noite, o ciclone extratropical ainda está completando sua última fase de ciclogênese, porém já sobre o mar ao largo da costa sul brasileira, como mostra a imagem de satélite abaixo.
A frente fria gerada por ele já está no iltoral do sudeste do Brasil e assim uma nova massa de ar frio chega a Santa Catarina. Há previsão de nova queda de temperatura, podendo se aproximar de zero grau já na próxima madrugada. Nas baixadas e vales do planalto serrano, como a grande baixada onde se localiza Urupema, é possível que se tenha valores negativos de temperatura. Pode ocorrer geadas nessas áreas. A quarta-feira deve ser de sol em todo o estado. As temperaturas não passam dos 20ºC e o vento de até 60km/h provocado pelo ciclone, deixará a sensação térmica mais baixa. O mar deve ficar agitado.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL.

Nenhum comentário: