Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 9 de junho de 2011

QUINTA-FEIRA INSTÁVEL E COM CHUVAS ISOLADAS EM SC

Durante a a noite de ontem e madrugada desta quinta-feira, nuvens com alto desenvolvimento vertical se formaram a partir do PR e conseguiram alcançar o estado de Santa Catarina. Na imagem do satélite GOES-12 no canal infravermelho com realce (abaixo), podemos notar tal nebulosidade, sendo que os topos congelados dessas nuvens chegavam a temperaturas de até -50ºC, indicando que elas alcançavam uma altitude de aproximadamente 9km.
Segundo o sistema RINDAT (Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Elétricas), não houve registro de raios sobre o território catarinense durante a chuva. Por falar em chuva, os acumulados foram baixos, sendo que as regiões onde mais precipitou foram as próximas ao estado paranaense. A maior parte dos acumulados se deram durante a madrugada e parte da manhã. Em Joinville, por exemplo, choveu 9,8mm entre as 01h e o meio-dia. No município de Três Barras, planalto norte, os 5,4mm ocorreram as primeiras horas desta quinta-feira. Dionísio Cerqueira no oeste, teve 4mm em menos de uma hora. 

Em Jaraguá do Sul, o dia se dividiu entre chuvas e aberturas de sol, como mostra a foto abaixo, resgatada de um vídeo (ver) feito por praticadores de asa delta. Segundo uma estação particular localizada lá, choveu 5mm.
Jaraguá do Sul-SC
Em Barra Velha no litoral norte, o dia também ficou nublado com chuvas isoladas (foto abaixo).
Barra Velha-SC
A maior parte do centro-sul e litoral sul do estado tiveram mais nuvens do que propriamente chuva. Muitas cidades sequer registraram precipitação nos pluviômetros automáticos, sobretudo no sul do estado, onde só choveu mesmo foi em Turvo com míseros 0,6mm.

Essa formação de nuvens foi gerada por um processo de frontogênese, ou seja, a formação de uma frente fria, que neste caso se deu sobre o PR e SC. Quem ativou esse processo foi aquele ciclone extratropical, que se formou ante-ontem sobre o RS e hoje permanece semi-estacionário sobre o mar. Esse sistema, por ter baixa pressão, impulsiona ar frio de alta pressão lá do sul do continente. Na figura de análise de pressão e ventos a superfície, podemos notar esse ciclone bem intenso (letra B), com pressão atmosférica mínima de 986 hPa (Hectopascais) em seu centro. No final da tarde, já podia-se observar a banda de nuvens da nova frente fria formada, como mostra a imagem de satélite a seguir.
Quando o ar frio entra no Sul do Brasil, acaba causando ascendência do ar mais quente em sua vanguarda, formando a banda frontal. Esse processo ganha participação do Jato Subtropical (ventos fortes em altos níveis da troposfera), que induz a ascendência do ar na vanguarda.
Isso culmina com a fortalecimento das correntes de ventos quentes e úmidos amazônicos (ventos de noroeste em cor azul na figura abaixo), que alimentam com umidade a frente fria.
O fato de não ter havido temporais severos e descargas elétricas em SC, se deu por conta do fraco gradiente de temperatura entre ambas as massas de ar, pois já estava frio sobre o estado. O ar quente só foi contrastar mesmo com o ar frio vindo de sul, lá no norte do PR. Isso é identificado no corte vertical da troposfera, visto na figura abaixo, onde é mostra os valores de temperatura (ºC) até uma altitude de 16km, entre as latitudes 32ºS e 20ºS. Veja que o ar quente faz uma inclinação e começa a subir sobre a latitude 23ºS, que corresponde ao extremo norte do PR.   
Durante a tarde, a banda de nebulosidade foi ficando mais definida. porém ainda sob a forma cavado (área alongada de baixa pressão) de superfície , vindo a ser frente fria ao longo desta noite. Veja que sobre justamente sobre o norte do PR é que estão as nuvens mais desenvolvidas e com tempestades, devido ao gradiente térmico estar concentrado lá, como vimos anteriormente.
Só como comprovação, chegou a chover 34,8mm em Maringá-PR entre as 6 e 7 horas da manhã, durante um temporal com raios. Bem diferente do tipo de chuva registrado aqui em Santa Catarina.

A nova massa de ar frio vai adentrando o território catarinense e medida que as instabilidades vão embora. Em Urupema a temperatura agora a noite já era de -0,4ºC, ou seja, já está negativando novamente. Para a sexta-feira, a previsão é de sol com poucas nuvens em todo o estado. Pode ocorrer geada no planalto serrano.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRA, MARINHA DO BRASIL, TERRA WAVES

Nenhum comentário: